terça-feira, 18 de março de 2014

Carta aberta ao Comandante da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro



Senhor Comandante,  vamos combinar que não da mais não é mesmo? A corporação que o senhor cre comandar não tem comando algum a muito tempo. Me dirijo ao senhor porque seu superior, o tal de Beltrame é uma peça de ficção a muito tempo, como assim o é todo o plano de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, então falar com e de seu chefe é perda de tempo.

Uma tropa que se apoia somente na truculência de suas ações, que tem apenas o Bope como motivo de orgulho (motivo este bem questionável, diga-se de passagem) precisa obviamentr de um novo comando. Vamos esquecer filmes como Tropa de Elite ou qualquer outro que tente retratar o dia a dia de seus comandados e vamos focar apenas na realidade.

Esta claro que o plano de pacificação das favelas não passa de uma peça de propaganda engredrada sobretudo pelo Gov Federal com total anuência do Gov de seu Estado, o Cabral,  aquele que leva cachorros pra passear de helicóptero e também sua babá com dinheiro público, que vem do contribuinte de seu estado, que em contra partida não tem tranquilidade para andar nas ruas da Zona Sul e muito menos nas comunidades. Todos assistimos pasmos o que se passa bem embaixo dos coturnos de sua desmoralizada corporação.

E veja, sabemos bem que seja no Rio, seja em São Paulo, estado onde resido e é governado por um Chuchu falante, os PMS, em sua imensa maioria, em sua maioria realmente esmagadora, são pessoas de bem, que não precisam de controle, precisam sim de salários dignos para exercerem sua cidadania de forma plena, sem depender de "bicos" que tiram o direito sagrado de um homem de curtir sua família quando de sua folga entre outros direitos igualmente básicos.

E é ai Comandante que o pedido para que se demita ganha corpo e aumenta de volume: Se considerarmos o pensamento do paragráfo anterior como verdadeiro, se considerarmos que a maioria da tropa é composta de gente de bem, temos também que considerar e admitir que o descontrole da tropa é causado por poucos (porém influentes e decisivos) membros. Se não é possível ao serviço de inteligência mapea-los, puni-los com a expulsão da corporação e promover assim a limpeza da mesma, é melhor que o senhor se demita.

Até quando, o senhor vai assistir impotente acasos como o ocorrido com o da Sra Cláudia, que como todo Brasileiro que não é político nem está do lado errado da Lei, lutava com todas as dificuldades junto ao marido e família para sobreviver? Baleada por tiros de sua corporação e em seguida arrastada por inacreditáveis 250 metros pelo duro asfalto e entregue morta no hospital? Comandante, são 250 metros que os seus policiais percorreram com uma mulher sendo rebocada ainda viva asfalto a dentro arrastada como um saco de batatas sem am menor compaixão por seus comandados. E o que acontece? Eles são presos? Sofrerão processos administrativos? E dai? Ela reviverá? Terminará de criar filhos, será a ajuda que sempre foi ao marido? Ela está morta comandante. Ela está morta e esta morte deve ser debitada diretamente em sua conta, pela falta de preparo de sua tropa para lidar com situações limites como essas.

Policiais, Comandante, devem ser treinados todos os dias o dia todo para que situações limites não descambem para a barbárie. Devem ter salários dignos mas neste caso, ainda que trabalhassem de graça, por idealismo o que aconteceu foi inaceitável. Vi algumas entrevistas que o senhor protagonizou e me pareceu ser uma pessoa sensata e então apelando a sua aparente sensatez é que peço  que se demita. Que seja honesto com a população e consigo mesmo, uma vez que está desmoralizado em um cargo que exige pessoas como moral elevado para lidar com os verdaeiros animais de farda que sua tropa abriga e sujam o nome da imensa maioria repito, de gente de bem que quer sim, um país mais justo e menos violento.

Não sou contra a Policia Militar, tenho amigos que o são e tenho orgulho de poder privar da amizade deles. Sei que são pessoas que vão trabalhar com medo de não voltar, mas não deixam este medo domina-los e servem a população de forma proba e correta, então Comandante,  deixe que outra pessoa ao menos tente fazer o que o senhor não conseguiu e claramente não conseguirá que é dar o minimo de dignidade a uma corporação que não a tem.

Me despeço na certeza que o Senhor não lerá esta missiva, mas torcendo lá no fundo que de uma forma ou de outra ela chegue ao seu conhecimento e de alguma forma o faça ao menos refletir.

É  isso.

Ouvindo: J. Cash

Nenhum comentário: