segunda-feira, 10 de março de 2014

Outro Post Sobre Antonio Marcos



Antonio Marcos foi guardadas as devidas proporções o J.Cash Brasileiro. Um cantor que embora não fosse dotado de grandes  virtudes vocais, cantava com tanta verdade, se expunha tanto em cada canção, mostrava tanto as próprias entranhas que não restava  outra opção a quem o ouvia a não ser ama-lo. Ou odia-lo. Não havia meio termo, sem chance para indiferença.

Claro que esta geração de cabeças ocas atual não sabe quem é Antonio Marcos. Eles ouvem Gustavo Lima como se fosse obra de arte embora  é claro que estes débeis mentais atuais não entendam o conceito de "obra de arte". é uma pena que um trabalho tão real, tão genuinamente sentido seja ignorado solenemente pelas gravadoras e pela mídia em geral.

Antonio Marcos merecia uma caixa daquelas que se fazem de tempos em tempos com a obra completa de um artista reunida. Com depoimentos de outros artistas, com toda a pompa e circunstãncia que um artista como ele merece ter. Mas sabem quando isso acontecerá? NUNCA! Infelizmente nunca é a resposta mais adequada. Não há nenhum plano quanto a isso.

Para muitos Antonio não passa de um artista brega, que cantava musicas populares e até mesmo popularescas para as quais a elite dita "inteligente' da época virava a cara, preferindo ouvir as sonsices de Gil e Caetano e mesmo Chico Buarque que soavam altamente intelectuais embora muitas vezes fossem apenas rasos em suas cançõezinhas de "protesto".

Mas Antonio Marcos era muito mais que isso. Era um artista completo. Cantava, tocava, compunha e principalmente, emocionava. Suas canções tocavam o coração de quem se dispunha a ouvi-las e sua interpretação era sempre calcada na mais pura necessidade de ser real.

Eu era muito criança no auge de Antonio Marcos mas tenho saudades de uma epóca que infelizmente não vivi. Antonio, mais que um cantor era um artista real, não como estes que vemos hoje, que se guiam por orientações de executivos de gravadoras que buscam apenas vender, vender e vender, sem tentar desenvolver a alma de cada cantor para que ele desenvolva uma carreira realmente sólida.

Antonio, sinto saudades de ti e espero que um dia surja no Brasil um artista que ao menos, vagamente nos lembre como é bpm ouvir suas canções.

É isso.

Ouvindo: Antonio Marcos

Nenhum comentário: