quinta-feira, 13 de março de 2014

Palmirinha Onofre, no Fox Life


Não, eu não gosto de programas de culinária, se uma mulher depende disso em pleno ano da Graça de 2014 para cozinhar deveria cozinhas or próprios miolos em água fervente. Mas gosto da Dona Palmirinha. Ela podia ser minha avó. Sinto uma ternura absurda por ela e sobre ela hoje falarei.

Pra começar é evidente que Palmirinha funcionava muito melhor quando não tinha um boneco irritante e chato ao extremo tentando direciona-la para que não erre, pois um dos fatores que garantiam charme e brilho ao seu programa era exatamente o fato de errar a torto e direito, seja no português, que é incorrigível, seja esquecendo ingredientes da receita, seja de que forma fosse, mas de anos para cá, com este boneco insuportável, Palmirinha Onofre sofreu uma certa plastificação.

Ainda sim é muito agradáver ver a senhorinha fazendo seus quitutes de forma tão bacana, receitas siples, para o dia a dia, sem as invencionices cretinas de Ana Maria Braga por exemplo e com o fator que ela ao menos conversa ocm um boneco humano, não com um papagaio que as vezes parece possido pelo Demonio, de tão inconveniente e chato. E a novidade, (que reconheço, já não é novidade a algum tempo) é que Palmirinha saiu do esquema semi mambembe da Gazeta para fazer televisão séria em um dos canais da Fox, o Fox Life. Como meu blog não é patrocinado e ninguém lê, posso citar nomes de empresas sem me preocupar em fazer propaganda gratuita, já que ninguém lerá mesmo, mas a você desavisado leitor que caiu sei lá porque aqui, o Fox Life é uma delicia de canal. Se der, assista um pouco.

No Fox o cenário é muito mais agradável,  em tons que lembram a casa de campo que uma vovó como Palmirinha poderia muito bem ter, a ajudante tenta ser discreta,  (mas não se furta a pequenos exibicionismos) e a produção parece já ter entendido que Palmirinha é mais charmosa errando e sendo ela mesma pois senti o boneco insuportável menos intervencionista do que no esquema da Gazeta.

No programa de ontem ela recebeu a visita  de Evandro Santo, o humorista do Panico, que se mostrrou generoso quando ela se enrolou na entrevista e simplesmente devorou a maionese quente que ela fez. Não é que ele comeu um pedaço por educação, ele DE-VO-ROU a torta e o velho esquema de colocar o convidado para cozinhar também funcionou de forma legal. Na epóca da Gazeta Palmirinha era apenas uma maquina de dar receitas e fazer merchans mas a Fox apostou que ela poderia funcionar como uma legitima apresentadora de TV e apostou certo.

É fácil na verdade assistir ao programa de Palmirinha Onofre porque desde de o inicio se torcfe pela vovó. Não importa a patacoada  que ela apronte, vamos sempre relevar baseado em sua simpatia e carisma. O boneco podia ser implodido ao vivo, mas é um detalhe que não estraga o prazer de ver esta senhora tão simpática no vídeo.

Vida longa a Palmirinha Onofre e parabéns ao Fox Life por ter apostado em seu programa que eu espero continue por muito tempo.

É isso.

Ouvindo: Yo-Yo Ma

Nenhum comentário: