sábado, 5 de abril de 2014

Crisântemo, de Emicida, ou A vida é Só um Detalhe


Facas podem cortar pães, carnes, a comida que está no prato enfim. Espadas, podem cortar braços, pernas, cabeças, mas estão meio em desuso. Canivetes fazem pequenos porém precisos cortes. Facões são os instrumentos de ofício dos mateiros e todos aqueles que gostam de se aventurar por trilhas. Objetos cortantes existem aos montes, podem ser bem usados, podem servir a propósitos torpes. Depende de quem os utiliza.

Mas se tem algo que pode cortar nossa alma, é a música. Sem dúvida uma das formas mais eficientes para este propósito. Certas músicas cortam e fazem picadinho da alma e pra se recompor, não é fácil, nada fácil.

Crisântemo, de Emicida é uma dessas músicas. Aliada as imagens do vídeo Clipe oficial, tem o efeito de derrubar minhas lágrimas todas as vezes que vejo. Chorar faz bem, desanuvia, recompõe, meio que "limpa" o que tem de mal, mas quando se chora por uma música como Crisântemo, se está falando de um choro diferente.

É um choro causado pelo concordar com frases esparsas da música como "aqui é cada um com sua coroa de espinhos" e concordar não pela beleza poética da sentença mas pela realidade. Por que é de fato, cada um com sua coroa de espinhos, é cada um sofrendo, chorando, morrendo sem entender sua verdadeira função na Terra, sem saber o porque está aqui e por saber que estas "coras de espinhos" estão sempre fincadas nas cabeças dos pobres, dos mais pobre.

A vida é só um detalhe para grande parcela da população, Pessoas que não sabem nem o que é e muito menos para que serve a Petrobras por exemplo, mas são diretamente prejudicadas pela gestão temerária que seus diretores imprimem a empresa todos apanaiguados do PT que sem remorso algum roubam o dinheiro público tornando ainda mais miserável a vida de milhares, milhões de pessoas.

A vida também é só um detalhe para os Tucanos de SP  que se meteram em falcatruas com o Metrô e  dilapidaram o Estado também em milhões. A vida é só um detalhe quando policiais despreparados atiram primeiro e perguntam depois nos rincões da ZS de SP e em outras periferias País a fora. A vida é só um detalhe quando negros ainda são destratados por sua cor e pobres são olhados de esguelha por seguranças tão pobres quanto eles quando entram no Shopping Iguatemi Alphaville.

A vida é só um detalhe, quando a Copa do Mundo traz tanta desgraça para um país e quando mais um operário morre na Arena Corinthians, que deveria se chamar "Arena Odebretch, arena de todos nós contribuintes" já que foi financiada em grande parte com recursos públicos. A vida é só um detalhe, quando no mesmo bairro e ainda mais para frente, Guaianazes, e ainda mais longe, as pessoas sofrem com transporte público que é peça de ficção.

A vida é só um detalhe quando este mesmo povo sofrido se entorpece com "Maconha de R$5 e R$10", e deixa de exigir seus direitos. Quando meninas, ingênuas meninas caem na lábias de meninos, tolos meninos que as engravidam e fogem para fazer tudo de novo tempos depois com outra ingênua menina e assim mais meninos e meninas existiram para descobrir que a vida é só um detalhe.

A vida também é só um detalhe quando vendo um apartamento de 800.000 mil dinheiros para duas pessoas morarem em 4 dormitórios enquanto aqui, tão perto, bastando atravessar a ponte para Caracas se empilham 8, 9 pessoas em casas que muita vezes nem dormitórios tem.

A vida é só um detalhe por fim quando deixamos tudo como está para ver como é que fica e no final, não fica.



É isso.

Ouvindo: Emicida,

Nenhum comentário: