quarta-feira, 16 de julho de 2014

Beatriz Nunes, a bela voz do Madredeus


Nem tudo na vida tem que ser irritantemente polarizado.  Mas na maioria das vezes é assim que funciona. Torce-se a favor de determinado time de futebol e odeia-se todos os outros. Gosta-se de tal perfume e os outros não são bons o suficiente. Um estilista vira tendência a ser seguida e o trabalho de tantos outros torna-se imediatamente ofuscado e assim é em muitos outros exemplos que eu poderia usar aqui.

Acontece que se uma coisa é boa, não exclui outra na mesma área de ser. Duas coisas diferentes, podem ser igualmente boas. Isso é a vida. Mais de uma opinião correta sobre o mesmo assunto, mais de uma forma ou angulo de se ver determinada situação. É assim que tem que ser. Ou ao menos, deveria ser assim.

Tudo isso pra falar de Beatriz Nunes que mesmo tendo já um tempo no Madredeus volta e meia tenho que me deparar com "fãs" raivosos a falar que o Madredeus acabou, que ela é uma caricatura de Teresa Salgueiro, que sem Teresa Madredeus não existe, isso e aquilo e aquilo outro.

Qual é pessoal???  Teresa saiu, Beatriz entrou e a beleza continuou. Madredeus continua lindo como sempre. é claro que se Teresa tivesse sido substituída por uma cantora  sem talento ou com talento inferior ao dela, tudo poderia ser dito e deveria ser dito e o Madredeus deveria encerrar suas atividades, mas isto não esteve nem perto de acontecer. Beatriz canta e canta muito. Talvez a doçura de sua voz, o algo contido de sua interpretação em contraponto a quase sempre urgente interpretação de Teresa ( e digo quase sempre porque Teresa também sabia imprimir doçura e leveza quando necessário) tenha causado estranhamento aos fãs no inicio, mas a quanto tempo ela já esta com o grupo? Quantas turnês? Por favor, aos que ainda a veem com reservas vamos abrir os ouvidos e sobretudo corações e deixar a beleza de suas interpretações nos acalentar e fazer-nos felizes.

Não existe necessidade de entrarmos em comparações pois ambas são maravilhosas de ouvir e ver. Ambas dominam os palcos, enchem-no com sua presença, são visualmente perfeitas e vocalmente deslumbrantes. Por que então este mal humor por parte de alguns? Ok, toda unanimidade é burra, mas discordar do que é bom apenas por afeição pessoal também não é das mais inteligentes posturas.

Teresa levou e apresentou o Madredeus ao mundo. Beatriz continua seu trabalho com graça e competência. Os verdadeiros fãs do grupo devem apoia-la, sempre e sempre e sempre. Temos tão pouca música de qualidade hoje em dia no mundo e o Madredeus é um oásis no deserto da iniquidade musical que deve ser protegido, amado, louvado.

Vida longa ao Madredeus, com Beatriz e um agradecimento a tudo o que Teresa antes dela fez pelo grupo.

Com Beatriz


Com Teresa


É isso.

Ouvindo: Madredeus

Nenhum comentário: