quarta-feira, 9 de julho de 2014

Copa do Mundo no Brasil, perdemos e dai?


Perdemos para Alemanha pelo vergonhoso placar de 7x1 e dai?  Felipão armou o time de forma errada e tomamos gols absurdos. E dai? Talvez a Argentina seja campeã em pleno Maracanã. E dai???

Perdemos porque jogamos de forma absolutamente inferior ao time da Alemanha. Perdemos porque tivemos a pretensão de achar que sendo no Brasil a Copa tinha quer nossa a qualquer custo e nos esquecemos de todas as outras que ganhamos no país das outras seleções e esquecemos que não, independente de onde seja o jogo vence o melhor, ou o que mais lutou, o que mais desejou com todo coração. Perdemos, porque nos achamos insuperáveis no Futebol, o que é uma imbecilidade sem tamanho.

E se perdemos, no jogo, não perdemos a mania de achar culpados e desculpas esfarrapadas. E tentar explicações que extrapolam o campo e vão para a sociologia de botequim pura e simples. Dizer que perdemos porque somos "malandros" e temos o "jeitinho brasileiro" e os alemães são "certinhos" e "centrados" é reduzir uma discussão ao nível dos retardados. Perdemos porque jogamos mal, muito mal. Acontece, raramente, mas acontece.

Perdemos, mas quando digo perdemos me refiro ao time de futebol que representa o pais chamado Brasil. O povo brasileiro perdeu o que exatamente? A chance de ver um time que representa seu país ser campeão de um torneio organizado pela FIFA? Nossa!!!! Parem o mundo, eu quero descer!!!! O que perdemos mesmo foi a noção, ao achar que um jogo de futebol, seja da seleção, seja de um time, tenha tanta importância ao ponto de virar tema de debates acalorados, o tempo todo, todo tempo e de demonizar pessoas que são sim, pagas para jogar o melhor  futebol que puderem, mas que como eu e você que me lê erram porque são humanas.

E se erram, também o inverso é verdadeiro. Acertam. Se não acertassem não seriam tops nos times onde jogam, não ganhariam rios de dinheiro, não seriam amados por tantos. Só que do outro lado outros jogadores tão bons quanto queriam o mesmo. Ser campeões. E se saíram melhor ontem. Mas de novo pergunto, E dai???

O que ganharíamos ou perderíamos com um Brasil campeão mundial? A chance de de zoar outras pessoas? Orgulho? Poder encher a boca e dizer que seu pais é o maior vencedor de todas as  Copas??? Ok, bacana! Mas  objetivamente, o que ganharíamos de forma palpável? O que teríamos a acrescentar em nossas vidas cotidianas? Nada? é nada. Então o Brasil perdeu. E dai???

Nossa vida vai continuar. Pessoas nasceram e morrerão. Teremos quatro anos para detestar a seleção, detetar futebol, reclamar do Felipão, do Fred e de tanto outros. Mas daqui a quatro anos, tudo voltará. E se formos campeões adoraremos a seleção e seus jogadores, se mais uma vez fracassarmos, mais uma vez demonizaremos a todos eles. Somos assim, imediatistas, estar entre os quatro melhores não nos importa. O brasil perdeu e eu finalizo perguntando: E dai???

É isso

Ouvindo? Beach Boys

Nenhum comentário: