segunda-feira, 21 de julho de 2014

Elbio Fernandez Mera


Só quem já trabalhou com o Sr Elbio, vai poder entender na plenitude o que estou falando. O setor imobiliário se divide entre a Fernandez Mera e todas as outras. Sim, reconheço que todas as imobiliárias grandes são iguais. Tem os mesmos vícios e virtudes. Todas tem departamentos jurídicos que beiram a patetice, ficam com a maior parte do prêmio dos corretores, tem gerentes que parecem Toupeiras ambulantes, e um sistema de gestão que beira o que se fazia no século 17.  Todas promovem primeiro os puxa sacos, depois os puxa sacos e talvez depois os competentes. Mas só uma tem o Sr Elbio Fernadez Mera como seu farol. E que farol!!!

Esperei quase um ano após sair da Empresa que este incrível homem fundou para escrever este post. Foram 10 anos lá. Antes foram mais um ano na Apoena Imóveis, onde aprendi quase tudo que sei com outro excelente profissional o Sr Alexandre Alves Cardoso da Apoena Imóveis, meu primeiro lar profissional. Depois fui para a Abyara, antes que ela virasse esta coisa abjeta chamada Brasil Brokers e ela mesma tivesse também uma  figura icônica para se espelhar no caso o Sr Minoru, um de seus fundadores.

Mas foi na Fernandez Mera que aprendi que o mercado que escolhi para trabalhar é feito de referências.  E neste quesito o Sr Elbio é imbatível.  Ele fala e você automaticamente se cala para ouvir. Ele prediz e acontece. Ele saiu do nada para ter tudo o que uma pessoa pode querer profissionalmente. Ele é o verdadeiro "Mestre dos Magos. Me orgulho de ter trabalhado em sua empresa. Me orgulho de ter feito parte da família (algumas imobiliárias tem "Famiglias" de tão mafiosas que são e se você não leu The Godfhater vá a merda que não perderei meu tempo explicando referências obvias). A figura do Sr Elbio é tão mítica (e, como é raro ser um mito em vida!!!) que de sua empresa sempre se espera o melhor.

Sim, fui muito injustiçado na Fernandez Mera. Sair de lá para mim foi dolorido, triste, humilhante em vários aspectos, mas nada disso macula de forma alguma a figura do Sr Elbio como exemplo para mim. Dois dos momentos mais felizes de minha vida se deram em encontros absolutamente fortuitos com o Sr Elbio.

O primeiro foi quando fechei uma unidade do Lumiar, um empreendimento da Gafisa no Morumbi e ao pegar o elevador da empresa com a pasta contendo os documentos para o fechamento, lá estava o Sr Elbio e ele me perguntou duas coisas: "Companheiro Miranda, onde está o seu crachá?" Ele sempre quer todos os funcionários de crachá!!! E logo depois: O que o Sr Esta fechando? E eu todo orgulhoso disse " Um Lumiar Sr Fernandez e a unidade do 1. andar!" Ele virou-se para seu filho Gonzalo que o acompanhava e disse " Um Lumiar??? Muito Bom  Companheiro, Muito bom mesmo!!!" Vejam, eu estava sem crachá e ele soube meu nome. Ele elogiou uma venda que ele mesmo como dono da imobiliária sabia ser muito difícil de se realizar. Fui para casa feliz, muito feliz.

O outro foi no lançamento também da Gafisa do "Olimpic Chacara Santo Antonio" Eu com um cliente para 3 unidades e nenhum gerente para me dar suporte. Vem o Sr Elbio e me diz: Companheiro Miranda, se acalme. O cliente jamais pode sentir a sua ansiedade  (sim, eu estava mega ansioso) deixe-o  você ansioso para comprar, não o contrário. Uma lição que trago comigo para toda a vida e a venda saiu, com calma, naturalmente como ele havia me pedido.

Quando sai da Fernandez Mera um dos motivos que quase me jogou em real depressão foi o fato de terem me dito que fui chutado por um pedido pessoal do Sr Elbio. Isso me abalou sobremaneira. Chorei de raiva e frustração. Afinal tinha vestido a camisa e dado meu sangue por 10 anos. Hoje prefiro acreditar que foi pura intriga e se não foi que o Sr Elbio é tão sábio e defende tanto sua empresa que se ele diz que cometi erros, eu de fato os cometi a ponto de prejudicar sua empresa, o que muito me entristece.

Sim, já fui convidado diversas vezes para voltar (não por ele obviamente, quem sou eu para isso??? rsrsr) mas fui bem acolhido na casa que trabalho hoje. Sou valorizado, tenho tranquilidade para trabalhar, mas jamais poderia deixar de render meu tributo a um homem que sem trocar mais que dois minutos de palavras comigo ao longo de 10 anos me ensinou com sua postura, sua elegância, sua integridade e sobretudo sua  honradez que no mercado imobiliário se pode sim fazer um bom trabalho e ainda ser admirado pelos motivos certos.

Obrigado Sr Elbio por 10 anos maravilhosos que passei em sua empresa onde travei contato com o melhor e é bem verdade também com o o pior de  um mercado que amo, o mercado imobiliário e muito obrigado mesmo por sempre personificar a melhor parte deste mercado!


Nenhum comentário: