segunda-feira, 14 de julho de 2014

O Brasil, sua seleção nacional de futebol, seu fracasso e porque não o perdoamos


Não perdoamos o fracasso. Isso é fato. Não toleramos o fracasso. Seja nosso, seja de quem nos representa. Não vou falar de fracasso individual, mas sim do coletivo e então, repito: Não aceitamos o fracasso.

Alguém realmente duvida que se tivéssemos perdido por 1x0 ou 2x1 (que são placares normalíssimos), estaríamos igualmente frustrados e chateados com nossa seleção? Claro que estaríamos e por que? Por que independente do placar uma derrota significaria apenas uma coisa: Fracasso. E, se já fracassamos em tantas áreas, fracassar em uma que deveríamos, ser e até ontem eramos de fato, excelência é simplesmente inaceitável! Ao menos para a grande maioria de nossa população.

Perder nunca é agradável e embota percepções. Poucos se lembram que a posição número 4 dentro de uma Copa do Mundo é plenamente aceitável. Menos pessoas se lembram e aceitam o fato de que TODAS as seleções que comparecem a um mundial o fazem em busca de dar o seu melhor. Não eramos, por tanto, uma ilha de vontade extra de ganhar a competição. Fazíamos isso sim, parte de um mega continente de seleções com a mesma ambição. A ambição da vitória, de sermos melhores, de novamente recebermos o reconhecimento mundial como os imbatíveis.

Acontece que a seleção perdeu. E jogou na nossa cara que não somos nada disso. Nem imbatíveis, nem melhores e nem os mais organizados. Somos canhestros. Aceitamos que o futebol seja dirigido por gente da estirpe de José Maria Marin, o idiota Mor, e agora será por Marco Polo Del Nero, o idiota aprendiz. Aceitamos gastar dinheiro com  uma Copa que nada nos trouxe além de uma decepção monstro. Aceitamos nossas mazelas. Não reclamos por não ter escolas ou blá blá blá, mas reclamamos por não sermos campeões mundiais.

Não perdoamos a derrota para a Alemanha porque ela escancarou que eles são melhores, mais simpáticos, menos ( ou muito menos, ou nada) malandros quando comparados a nós, são organizados, enfim, nos superaram em tudo e com louvor.

Nós perdemos a Copa mas não nos demos conta que o nosso Brasil é quem perdeu com a realização da mesma em nosso solo. Somos tolos. E não ligamos. Apenas temos raiva por não termos ganho a Copa, a maldita Copa. Não perdoamos ao Felipão, ao Fred ou  quem quer que seja, mas os verdadeiros responsáveis, esses sempre serão poupados pela total e absoluta ignorância de um povo que não consegue distinguir um jogo de futebol do que realmente importa!

É isso.

Ouvindo:: Sabotage

Nenhum comentário: