domingo, 31 de agosto de 2014

Aranha Goleiro do Santos que Virou "macaco" e a loira que o xingou e virou "vadia"


Aranha, que jaja entrará para a galeria dos grandes  Goleiros que meu Peixão teve, ao lado de Rodolfo Rodrigues, Fábio Costa ( na fase áurea  é claro), Sérgio, entre outros, é negão! Não o cnheço, mas parece ser gente boa, mais articulado que a média dos jogadores de futebol e construiu até aqui uma carreira honesta por assim dizer.

Aranha foi jogar em Porto Alegre semana passada, contra o Grêmio, pela Copa do Brasil.Aranha foi xingado e ofendido de forma absolutamente desnecessária por uma malta que ainda que pequena em número, era obviamente barulhenta. Aranha reclamou e com razão. Reclamou pois foi insutlado de forma racista. E racismo, meus amigos, em pleno ano de 2014 é inaceitável. ´horroroso e indigno.é torpe e vil. Evidência o lixo que a pessoa que o professa é. O racismo é das práticas que enjoam um ser humano, para mim a que mais causa ânsia.

Isso dito, tenho amigos a quem chamo de negão desde a infância até hoje. De preto, de gasolina e por ai vai. São meus amigos, e não, não me chamam de brancão, porque este tipo de apelido nunca pegou e não sou branco o suficiente para ser chamado de Barata descascada por exemplo. Se fosse, sem problema algum, eles me chamariam e eu acharia graça, pois em nossa geração esse escrupulo idiota do politicamente correto não teve guarida. Isso é coisa de tontos que querem ser mais realistas que o rei e acham que chamar um negro de "afro descendente" dá uma dimensão diferente ao que a pessoa de fato é, um negro. Não quero sr chamado de caucasiano descedente por ridículo que é a expressão, então isso é bobagem do mais alto grau.

Mas é claro que existe uma diferença imensa entre  eu chamar um amigo meu de gasolina e insulta-lo com a mesma palavra. Sabemos bem que o que muda é a entonação, o motivo do chamado, o que muda é a gressividade colocada na palavra. E foi isso que aconteceu com  Aranha. A torcida (?) do Grêmio não estava sendo bacana, estava sendo hostil. Estava ofendendo a dignidade de um pai de familia, de um cidadão que lutou para chegar onde chegou e chegar a titularidade do time de futebol do Santos FC na posição de Goleiro, não é para qualquer um. Aranha é um vencedor independente do que mais ele seja. É um vencedor. Merece aplausos enão ofensas ainda mais por ter o tom escuro de pele.

A loirinha que o xingou, é do tipo mais comum que existe em Porto Alegre. Não sei se é "loira de fármacia", nem me interessa, mas é comum por aquelas plagas. Existem milhares como ela. Bonita, embora este conceito seja subjetivo demais, então ela é ao meu ver uma mulher bonita. Mas ao abrir a boca vomitou uma fossa. Nõ beijaria aquela boca se fosse solteiro nem que fosse pago. De onde sai um insulto tão nojento  proferido contra outro ser humamo, não me interessa ter qualquer tipo de contato ainda mais físico, (eca!). Ela errou. Errou feio. Deveria responder a um inquerito pelo crime de racismo que obviamente cometeu e pronto, vida que segue. Se fosse o caso que pagasse uma indenização a Aranha e a vida iria seguir, a justiça seria feita.

Mas estamos no Brasil, o país da piada pronta. O país onde não da pra ser feito nada a sério. O país dos opacos de mente e corações. Enfim, a moça foi linchada na internet. Sim, ela foi linchada. Foi chamada de vadia para baixo, pra ficar numa expressão publicável, porque isso é um blog familiar (kkkkkkk ri alto agora de meus pudores cretinos) onde vamos chegar? O que queremos com isso? Uma pessoa comete um erro e entramos em campo (perceberam a metáfora caindo como uma luva?) para fazer justiça com os próprios dedos que digitam impropérios dos mais variados dirigidos a quem já pagará de qualquer forma pelo seu erro?

Não se trata é claro de justificar ou tentar fazer menor do que é o ato tresloucado e desvairado da moça, mas vamos lembrar que ela não foi a única? Foi apenas a única a ser flagrada de forma acachapante e vai pagar pelo seu erro por muito tempo. Perdeu emprego, moral e honra. Perdeu também, creio eu, alguns amigos. Mas e dai? Se não a xingassemos, se não mostrassemos nosso descontentamento com sua atitude vil agindo de forma ainda mais vil, quem ou o que seriamos nós? Os guardiões da justiça e dos bons costumes tiveram que agir sob pena de deixar a "injustiça" contra Aranha morrer no esquecimento.

Besteira monstro isso. Primeiro porque Aranha terá a disposição o corpo juridico do Santos FC  altamente qualificado. Depois porque se não tivesse com o salário que ganha poderia facilmente contratar um advogado renomado e de eficiência comprovada, então, este tipo de "apoio" beira o ridículo e sem sentido. Na verdade, gritamos e xingamos a loirinha e a trasnformamos em vadia porque cremos de verdade que justiça boa é a que fazemos. Justiça boa é aquela que mais  que punir, magoa, arrasa, acaba com o outro, para que ele aprenda a jamais fazer novamente. Os xingamentos foram a forma que encontramos como sociedade de espanca-la, pois cremos que é isso que ela merece. Foi tambem a forma que achamos para mostrar a esta "vadia se vergonha" que ser racista não presta, é errado. Mas calma lá! Ser racista é errado, porém cobri-la com adjetivos machistas, sexistas e tão ofensivos como os que ela proferiu  não é errado? São aceitáveis porque "vingam" Aranha e sua honra? Por favor, amigos! SE CONDEMAMOS UM COMPORTAMENTO, NÃO PODEMOS PURA E SIMPLESMENTE AGIR DE FORMA AINDA PIOR!!!

A loira não merece virar vadia da mesma forma que o negão jamais deveria ser chamado de macaco. Somos seres humanos, temos raciocínio e devemos antes de mais nada, utiliza-lo para ponderações que nos levem a evitar coportamentos erráticos ainda mais por contade outros comportamentos de outras pessoas. O equilibro deve nos guiar a justiça devefazer morada em nós, a certeza que nossos atos são corretos deve nos permear e se assi for, ou melhor, se assim fosse, ne a loirinha faria virar o negão virar macaco e nem seu ato a faria virar vadia.

Só  precisamos de uma coisa: Bom senso. Se ele imperar, posts como esses deixarão de ser escritos e a fraternidade entre as pessoas talvez tenha uma chance real de existir.

É isso.

Ouvindo: Ben Harper

Nenhum comentário: