domingo, 3 de agosto de 2014

IURD e seu Templo de Salomão


Salomão construiu um templo porque assim lhe ordenou o Senhor,já que seu pai, Davi, um homem de guerra entre outros atributos pouco elogiáveis não poderia erguer-lo (embora fosse considerado um homem segundo o coração de Deus).

A IURD (Igreja Universal do Reino de Deus) ergueu também seu "Templo de Salomão), mas por motivos bem menos nobres do que o original. A saber: Vaidade, megalomania e sobretudo necessidade de aumentar a arrecadação. Seus lideres que de bobos nada tem, como também não tem nada da nobreza e Salomão e muito menos sua sabedoria compensando tudo isso com uma boa dose de astúcia e desfaçatez, chamaram a nata (podre) da politica brazuca e todo o casting da Rede Record, a televisão controlada pela prórpia IURD pra tentar dar um verniz de seriedade a sua inauguração. Ficou ainda mais patético.

Isso posto, vale a pena lembrar que a critica pura e simples a IURD não funciona. Pode-se criticar seus figurões, pois são todos muito pouco ou nada sérios quando a questão é Cristianismo, mas não pode-se perder de vista de forma alguma que seus fiéis são pessoas que de alguma forma buscam o conforto, alento e sobretudo a Deus em suas dependências e em suas casas também seguindo as orientações pouco ou nada ortodoxas de seus Pastores. É triste? é! Mas há que se respeitar a estes fiéis como qualquer outro Cristão quer que se respeite sua denominação.

Não faço planos de entrar neste local, mas se preciso for algum dia entrarei. E procurarei a Deus nele, pois por mais que minhas convicções acerca das pessoas que o ergueram sejam pautadas em sentimentos altamente negativos, sei que Deus não se guia pelas minhas convicções ou a de quem quer que seja e se uma única pessoa o invocar com o coração puro e adorador ele lá estará, pronto a auxiliar e confortar a esta e todas as pessoas que lá estiverem.

Além do mais temos que lembrar de nossos próprios defeitos não? Qual a denominação religiosa, que é imune a escândalos dos mais variados? Podemos citar a pedofilia que assola a Cúria Católica, podemos citar a sem cerimônia com que o dinheiro é mal utilizado em diversas outras denominações, podemos citar  até mesmo a falta de compaixão, amor ao próximo além do sentimento de soberba por ser Cristão que muitos nutrimos em relação aos que não são, como se isso nos fizesse superiores. Enfim a muito a ser esmiuçado no quesito "defeitos" ao se falar de todas as religiões Cristãs. Usar de uma suposta conduta moral mais elevada para criticar a construção do tal templo é o mesmo que esquecer que lá congregam pessoas tão ou mais honestas que eu ou você que está lendo este texto.

Não quero no entanto com este texto escusar a quem quer que seja de suas responsabilidades quanto a forma  que este templo foi erguido. Não sou ingênuo e sei muito bem que os métodos utilizados quer seja  para a arrecadação de dinheiro, quer seja para conseguir alvarás de construção entre outros não são os que encheriam de orgulho aos verdadeiros Cristãos e que muitos membros da IURD podem ter ficado desapontados com a forma que este templo se ergueu. Mas isso é algo de responsabilidade única e exclusiva das pessoas que nestes "rolos" se envolveram. Aos fiéis que a esta catedral afluem com o desejo de encontrar-se com seu Deus, certamente esta dádiva não lhes será negada, então, mais uma vez, há que se respeitar aos que ajudaram a construir esta igreja pois sua imensa, sua gigante maioria o fez de forma pura, fiel e contrita, esperando dar ao seu Deus a melhor casa que ele poderia habitar aqui na Terra e se orgulham ( ainda que os acabamentos pelo que vi seja absolutamente questionáveis do ponto de vista estético) de te-lo conseguido.

Digo então aos que quiserem criticar que direcionem suas criticas as pessoas certas, aos lideres desta igreja e não o façam genericamente como se toda a membresia desta igreja fosse culpada elos atos de alguns.

É isso.

Ouvindo: "Rei Das Nações", do VPC

Nenhum comentário: