domingo, 10 de agosto de 2014

MC Guime. Sim, ele tem minha admiração


Pode parecer um contra senso ou pura falta do que escrever, mas sim, MC Guime tem minha admiração. Claro que ele nunca terá a qualidade de um Emicida ou a profundidade de um Crioulo, seria pedir demais a quem faz vídeos lotados de loiras tão lindas quanto vulgares e outros asseclas que servem de motoristas e baba ovos, mas critica-lo pura e simplesmente seria o caminho mais fácil.

Então não é de admiração musical que se está falando, mas quantos meninos querem ser Guime? Eu vim da Zona Leste Mano. Eu vim do Cangaíba City, eu vivia no Pira, margeando a Rod. Ayrton Senna, Rio Tietê. Pouco estudo por poucas escolas que se tem, poucas perspectivas. Seus ídolos ou são os traficantes da região ou algum artista distante ou mesmo jogador de futebol. Guime veio de lugar parecido, poderia ser mais um chefe do tráfico, poderia ser um bandido qualquer mas buscou a música como redenção. Seus clipes vulgarizam carros como Camaro e outros mas e dai? De quem não tinha nada e agora pode jogar dinheiro pela janela, não se pode exigir condutas modelares.

Guime ao menos tenta, ao seu modo ser um exemplo para a molecada. Tenta se manter integro no sentido de honesto. Se tem gente pra comprar o seu lixo musical qual o prolema? Não é menos válido o seu sucesso apenas por fazer o som que faz. Não se pode exigir que alguém com suas referências saia tocando Bach  e congêneres. Dentro do seu limitado escopo Guime tenta extrair qualidade ainda que seja uma qualidade questionável.

Seu clip com Emicida e Neymar é exemplar sobre como ele consegue influenciar crianças de forma positiva, tentando incutir que o caminho para o bem pode até ser difícil, mas muito mais compensador do que o fácil caminho do mal. Posso até quebrar a cara com Guime e descobrir que seus excessos vão além do tamanho dos peitos e bundas das "modelos" que ilustram seus clips, mas por hora o que vejo é um artista que busca ir além do cantar, que busca ainda que por vias tortas ser exemplo.

E de novo, seria fácil dizer que alguém com seu estilo de música, tatuagens exageradas, vulgaridade exarcebada não pode e não deve ser tomado de exemplo. Besteira. De onde eu vim é ele ou o traficante. Hoje é dia dos Pais. Vá visitar o Pira e veja quantos pais estarão em suas casas. Pai ali ainda hoje é artigo de luxo, uma vez que os homens fazem filhos e somem com a mesma facilidade com que Guime guia suas carangas pelas madrugadas de SP. s que existem estarão muito provavelmente dentro de botecos. As poucas famílias estruturadas que existem estarão em igrejas evangélicas buscando a Deus, cada um ao seu modo, mas elas, as igrejas, hoje não conseguem ser mais o modelo que já foram de comportamento e perdem a chance de formar uma nova geração de seguidores de Cristo, pois o apelo da criminalidade e do dinheiro fácil fala mais alto.

Enquanto Guime fizer música ruim, mas que não exalta a violência, o crime e muito menos faz apologia as drogas, terá si o meu respeito e admiração. Sei que seus clips reduzem as mulheres a pouco mais que vacas (mal) estilizadas e este esteriótipo é horrível, mas prefiro ver como um efeito colateral menor  e menos danoso, do que tantos outros mal exemplo ao qual a garotada seja do Pira, seja de que quebrada for é submetido dia a dia, hora a hora.

Como musico, Guime não existe, mas como pessoa, ainda que não seja exatamente louvável e intelectualmente defasado, ainda sim é muito melhor do que a maioria das reais porcarias que assolam as periferias de nosso País.

É isso.

Ouvindo: Ta louco? Escrevi este post ao som de Crioulo. Guime não consigo ouvir. Simples assim!

Nenhum comentário: