domingo, 24 de agosto de 2014

O desafio do balde de gelo, ou de como nossas mentes se atrofiam de forma irreversível dia a dia


Esclerose Lateral Amiotrófica. ELA,  na abreviação. Uma doença progressiva e fatal. Algo sério, algo que deveria ser tratado com respeito e solenidade por quem não (graças a Deus) possui tal doença. Sim, algo deveria ser feito para que verbas maiores e continuas irrigassem os laboratórios dos institutos que pesquisam a cura desta doença. Algo deveria ser feito. Ontem. Hoje. Sempre. Esqueça! Neste muido imbecil que vivemos o máximo que a ELA  conseguiu foi um bando de retardados  se banhando de água gelada para aparecer, jamais para ajudar a quem tem esta terrível doença.

Foi Peters Frates, um portador da doença e dono de uma história de vida emocionante quem começou com o desafio. Viralizou devez quando Mark Zuzu, dono do Facebook participou do lance. Personalidades e principalmente as famigeradas "celebridades" começaram a jogar seus vídeos na internet  mostrando como são bacanas e de coração puro e mão aberta jogando um balde de gelo em suas cabeças. Dai virou a merda que é agora.

Ninguém, leva a sério o negócio. Não é por conta da ELA. Virou questão de necessidade, de assessoria de imprensa participar do tal desafio. Mais que participar, todos tem que saber que celebridadeA, B, ou C participou da patacoada.

As pessoas tem toda a liberdade de  escolher a instituição que luta por verbas de pesquisa para a cura ou ao menos por medicamentos que tentam amenizar os sintomas  e doar seu dinheiro. Poderiaser quanto fosse, poderia ser com campanhas sérias de esclrecimento sobre o que é ELA, sobre o quanto se precisa de dinheiro para o desenvolvimento de drogas que a curem. As pessoas poderiam abrir um debate sério sobre o porque as verbas são tao escassas. As pessoas poderiam fazer muitas coisas. Mas não! Preferem o circo midiático de aparecer de "pagar" de boazinhas de perder tempo jogando baldes e baldes de gelo nas cabeças uns dos outros e ainda "desafiar" outras pessoas a faze-lo com o adendo que neste circo que este assunto virou, caso a pessoa não faça simplesmente será taxada de pouco colaborativa ou dai pra baixo.

A doença é séria a cura uma miragem, os esforços para tanto imensos, então por que perder tempo com celebridades que querem atenão para si, não para a doença e seus portadores? Não discuto a intenção daqueles que iniciaram a campanha, louvável até certo ponto, mas descambou, a verdade é que descambou. Virou motivo para celebridades e sub celebridades aparecerem  as custas de pessoas que sofrem e suas respectivas familias.

Virou, a meu ver, um ultraje de proporções imensas, onde ninguém quer  ajudar a ninguem a não ser a si mesmo, a não ser para aparecer. Até Xuxa, uma das abiloladas de plantão do nosso Brasil, sil, sil teve a lucidez de dizer para as pessoas doarem seu dinheiro as instituições ao invez de ficar com palhaçadas de gelo um no outro.

Tenho vergonha de um povo que abraça algo tão cretino e viraliza comportamentos tão imbecis como se fosse isso algo lindo de se fazer. Pessoas que deveriam lutar por coisas bem mais urgentes e sérias, pessoas que não tem sequer ideia da extensão da ELA noa vida de quem é portadorda doença. Gente que faz as coisas de forma leviana e descompromissada, gente que envergonha gente séria.

Uma patetice, é isos que virou algo que no inicio era sério. Lamentável!

É isso.

Ouvindo: Cassiane


Nenhum comentário: