segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Sublime, de Leonardo Gonçalves


Dia desses atrás investi uma grana que não tinha e não deveria em um fone de ouvidos top.Não da pra ouvir música em fones de barraquinha de camelô. Não da. Mas confesso, estava chateado e pensando na inutilidade do meu investimento, uma vez que ouço quase sempre as mesmas musicas por pura falta de renovação da cena musical seja ela cristã ou secular. Não tenho mais paciência de garimpar coisas diferentes e vou muito na base da indicação ( e neste quesito minha garotinha de 14 anos é insuperável em me apresentar bacanices) De qualquer forma, não tinha ouvido nada que valesse a pena, que mexesse comigo ao ponto de me fazer pensar "poxa, ta explicado a grana gasta em um fone de ponta".

Dai, eu fiquei sabendo também dias atrás, acompanhando a pg do Leonardo Gonçalves no facebook  que ele tinha pingado o vídeo de "Sublime" da gravação do seu dvd. Não quis ver de início porque queria sentir o que a galera falaria, qual seria a reverberação nas redes sociais e tals. Claro que a maioria falou bem e uns poucos falaram alguns absurdos. Assisti hoje cedo, mais especificamente as as 6:38 da manhã enquanto me preparava para o meu banho e, bom, o que eu posso dizer que já não tenha sido dito?

Antes de mais nada, Leonardo é um ser pensante. Isso pode parecer redundante, afinal todos nós seres humanos o somos. Ou deveríamos ser. E o "x" da questão reside exatamente ai. A grande maioria abre mão de ser "pensante" para apenas ser. Leonardo não.Suas musicas, suas palavras, suas postagens em redes sociais, sua arte, enfim, refletem as ações de uma pessoa que pensa, logo existe e produz qualidade.

"Sublime" que pelo o que entendi, abriu o show (digo isso por não ter ido, mas tem toda a cara de abertura, se não foi , perdão) é uma música tão bem estruturada, com uma letra tão envolvente e reflexiva e interpretada com tanta garra e ao mesmo tempo tanta leveza que fica pedindo para ser vista, e revista, e ser vista mais uma vez e outra repetição e mais uma e outra pra finalizar até que o ciclo todo se recomece.

É evidente que neste formato, a imagem é tão importante quanto o som e neste quesito Leonardo deu show também! A abertura te remete a um vídeo clipe e quando menos se espera percebe-se que se trata apenas de uma imagem muito bem construída abrindo com uma beleza e sensibilidade impares o inicio da canção. Corta para Leonardo de costas, envolto em uma fotografia de design encantador e embora sóbria, extremamente "jovem" por assim dizer, que embala uma interpretação como já se disse, magnífica.

O instrumental é um capítulo a parte. Músicos de ponta que além de tocarem seus instrumentos de forma perfeita são também eles mesmos peças importantes na composição do vídeo, pois se envolvem e envolvem também eles mesmos ao público com seu virtuosismo que tem como moldura uma postura de palco nada menos que  fabulosa também.

Não tenho o dom de tecer loas infinitas ao que quer que seja, mas este "Sublime" por qualquer lado que se olhe é o melhor vídeo que assisto em muitos e muitos anos de um cantor cristão Brasileiro. Palmas para Leonardo que não se preocupa em fazer apenas um "produto" mas algo que valha a pena desembolsar-se dinheiro para te-lo em sua casa. Leonardo é sério, leva a sua carreira a sério e trata seu púbico com o respeito que poucos artistas hoje em dia dispensam para sua audiência.

Vida longa e frutífera para Leonardo Gonçalves! Em outro post deste modesto espaço eu disse que Emicida seria a salvação da música popular brasileira e neste, eu digo com todas as letras que Leonardo Gonçalves é o modelo a ser seguido por quem quer produzir música de qualidade e oferta-la ao seu público sem passar vergonha ou engana-lo.



É isso.

Ouvindo: Sublime, de Leonardo Gonçalves




Nenhum comentário: