quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Desafio da foto sem maquiagem. ou de como a futilidade é o motor da humanidade


Houve o desafio do balde de gelo. Uma bobagem. Bem intencionada para alguns, mas uma bobagem. Agora temos o desafio das fotos sem maquiagem para as mulheres. Futilidade em estado puro. Falta do que fazer.  Mas vamos perder alguns minutos pensando a respeito. Isso se você quiser é claro. Se não quiser, pare de ler e vá fazer algo útill. Eu mesmo faria isso. Ler o que eu escrevo é pior do que tirar foto sem maquiagem, uma perda de tempo maior ainda. Mas como sou muito inteligente as pessoas acabam lendo. Coitadas.

Vivemos em uma sociedade, (e digo isso a nível global, around the word) em que as mulheres são reduzidas a pouco mais que serviçais de seus homens ou de homens estranhos. Raras são as que rompem este círculo em que ganham 30% - em média que os homens para funções análogoas,  ou trabalham muito mais para sustentar filhos que tiveram com homens irresponsáveis e os abandonaram ou ainda aceitam se sensualizar (para não dizer outra palavra) para granhar uns trocados ou apenas a atenção dos homens. Lamentável.

Claro que algumas como Carly Fiorina, que chegou a CEO  da HP, ou a Brasileira Debora Wrigth que chegou a General Manager na Kraft Foods  mostram que é possível sr mais que um rostinho bonito, seja com maquiagem ou sem, mas quantas outras podemos citar? Quantos "cases" de sucesso de construção de carreira podemos usar aqui para falar que as mulheres galgaram a posição que merecem na nossa sociedade?

Quando eu era adolescente lembro de uma jornalista, Claúdia Vassalo que chegou a Editora da Revista Exame, do Grupo Abril, a mais importante publicação sobre negócios  do Brasil. Adora ler suas matérias. Com uma linguagem clara, porém sem abrir mão de um estilo próprio de escrita que me faz perceber na hora quando o texto é dela, fugindo da padronização canhestra de tantos jornalistas que vomitam palavras na frente do notebook. Sinceramente? Não consigo imaginar que Claúdia, Debora, ou Carly tenham tempo para postar fotos sem maquiagem para suas amigas e ainda "desafiarem" (veja bem, elas dizem isso, "eu desafio" como se isso fosse realmente um desafio, MY GOSH!!!!) outras executivas ou jornalistas  a fazerem o mesmo. 

Claro que todos temos direito a momentos de descontração, mas isso é bobagem mesmo. Quando as mulheres entenderem a força que elas tem, farão algo mais util para as suas próprias vidas do que simplesmente  postarem fotos em maquiagem. 

Dou aqui, humildemente, algumas sugestões:

1. Desafio as mulheres a exigerem equiparação salarial quando não houver. Desafio que elas obriguem seus empregadores a serem "gente" e pagarem o mesmo para funções análogas.

2. Desafio as mulheres  a exigirem o fim das piadas sexistas nas redes sociais. Piadas que as humilham e são curtidas por elas prioritariamente.

3. Desafio as mulheres a exigirem creches para seus filhos por parte de seus empregadores. Hoje menos de 20% das mulheres qu trabalham CLT tem tal direito. Ou que tal auxilio creche?

4. Desafio as mulheres a denunciarem todos os homens que maltratam a elas e seus filhos. Seja com agressões físicas ou verbais. Desafio a todas que quebrem o silêncio.

5. Desafio as mulheres a exigerem andar com a roupa que bem entenderem sem serem chamadas de putas, vacas ou vadias. Se imponham, mostrem que quem vocês são  independem da roupa que vocês vestem.

Depois destes cinco pequenos exemplos acho que poderiamos brincar todos de postar fotos das mais varias formas.

É isso.

Ouvindo: Hole

Nenhum comentário: