segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Todos Contra Silas Malafaia

Silas Malafaia. Como pregador, imbativel. Como pessoa, não conheço e posso conviver muito bem com este fato. Como polemicista, bom, ai eu questiono: É Malafaia um ser polêmico ou apenas tem opiniões em um mundo onde ter opinião é cada vez mais raro?

Fico com a segunda opção. Malafaia paga o preço por ter opiniões firmes, que vão contra o politicamente correto tão tacanho de hoje em dia. Não, não se trata de defende-lo, até porque ele deve ter ótimos advogados para faze-lo. Mas trata-se de ser minimamente justo. Mafalaia apenas fala do que acredita e falando do que acredita e teimando em não ceder um milimetro que seja em sua crença original acaba atraindo ódio e amor na mesma medida.

Malafaia fala sem medo, sem papas na língua, sobre aborto, casamento gay, defesa da família entre outros assunto, inclusive, politica. Não concordo com sua abordagem politica que é absolutamente direcionada a este ou aquele candidato que melhor lhe convém. Mas vamos ser honestos, ele não é o cara que finca pé no lado vencedor, escolhe um candidato que lhe apresente a melhor agenda no momento para os evangélicos e com ele fica. Ganhando ou perdendo. O ruim disso é usar de sua imensa popularidade para angariar votos. Acho isso errado, influenciar  pessoas que deveriam pensar por si só e acabam indo na idéia dele por ser um lider espiritual. Mas quer saber? Até isso ele faz com transparência, sem ficar com meias palavras e isso é admirável no mundo de hoje.

Mas é no campo dos direitos homossexuais que Malafaia mais compra brigas. Ele é contra o casamento  entre pessoas do mesmo sexo, pos entende que familia é composta de  homem mulher e filhos. Nada de homem x homem, mulherx mulher. Concordo com ele? Sim e não.

Do ponto de vista estritamente historico da Biblia, Malafaia está coberto de razão. No mundon contemporâneo, não. A mensagem do evangelho não será absorvida por todos, isso é um fato. As pessoas tem o direito de não aceitar a mensagem de Cristo ou mesmo  de adapta-la para o contexto que melhor lhes aprouver. Elas se entederão com Deus no Juízo Final, assim como eu e você que lê, então bradar impropérios contra elas não ajuda em nada, apenas a fomentar o ódio.

Nem todos os seguidores e Malafaia conseguem absorver suas palavras com equilibrio e principalmente serenidade. Ao contrário, as utilizam como validação para atitudes preconceituosas e que geram conflitos onde eles não são necessários. Malafaia deveria atentar para isso e se nõ abrandar seu discurso, coisa que jamais fará, ao menos deixar claro que todos tem direito de pensar e agir conforme querem e ser gay, é direito de cada um, não cer em Deus, idem, em suma, pensar diferente do que ele pensa e orienta seus fieis a pensarem não é errado é saudável, pois sem debate a vida não se desenvolve.

Malafaia acaba atraindo para si os holofotes  e desconfio que ele adore isso, com sua postura e discurso. Não tenta atenuar,  e atenuar aqui não é mudar a mensagem já que ele crê, tem mesmo que pregar sobre ela, mas a forma como prega.  Acontece que embaixo desses holofotes ele atrai um sem número de pessoas que o veem e  não somente a ele, mas de tabela a todos os cristãos, como fundamentalistas tolos. Isso é péssimo para toda a comunidade cristã que é composta por pessoas com um pouco mais de equilibrio para expor suas opiniões e acabam tendo como porta voz involuntário pessoas como Malafaia, Feliciano (dete nem ale a pena escrever) entre outros. E se todos ficam contra Malafaia, ficam de certa forma, contra os cristãos em geral.

O último acontecimento que se deu com Malafaia é lapidar sobre como suas palavras acabam trazendo de forma desnecessária uma imagem de intolerância e ódio sobre ele e os outros cristãos. Estava Malafaia em um voo da Gol partindo sei lá de onde para chegar não faço idéia  também em qual destino quando uma moça resolveu fazer uma "selfie" esta famigerada forma de auto retrato tão vazia quanto comum no mundo de hoje. Pois bem  a moça só fez a foto porque atrás dela estava Malafaia e sua esposa. A moça espertamente aproveitou para colocar em uma folha uma "mensagem de tolerância" segundo ela embora na verdade não tenha pasado de provocação barata ao qual Malafaia segundo todos os relatos caiu ao chama-la de estúpida. Um lider cristão não precisa chamar quem quer que seja de "estúpida" apenas deve  agir como seu mestre maior, Jesus, agiria. Malafaia sabe bem como Jesus agiria em uma situação dessas afinal, eu, com muito menos conhecimento biblico o sei, então seu destempero se deu apenas para lustrar  e fixar sua imagem de homem inflexivel. Triste, porém é a verdade.

Malafaia deveria ao meu ver como lider inconteste que é, lutar por um mundo onde cirstãos, ateus, e praticantes de outras vertentes religiosas pudessem conviver em paz, não marcando posição tão contrária ao entendiento como faz ultimamente. Não creio de forma alguma que Malafaia o faça por mal ou tenha alum grande plano de dominaão mundial via religião, apenas acho que se perdeu  em suas crenças a ponto de não se importar de ser visto como um intolerante o que eu acredito que ao final das contas, ele não é, por mais que se tente se parecer com um.

Todos os nao cristãos nao simpatizam com sua imagem, e não se fala no seu caso de mal versação dos recursos de sua igreja o que no panorama de hoje já é uma tremenda vitória, pois os telepastores de hoje em dia são tão descarados neste quesito que enojam a todos os que minimamente querem ser semelhantes a Cristo, mas suas palavras contra gays, contra o aborto ( falar sobre este último tema estenderia o post demais) acabam fazendo com que Cristo acabe ficando escondido atrás de sua catilinária desnecessária e por vezes mais raivosa que o aceitável.

É isso.

Ouvindo: Minha nova paixão musical, o CD "Pedaços" do Pastor Fernando Iglesias" Gente, é excepcional!!!!

Nenhum comentário: