segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Deu Dilma. Deu Ruim. Mas agora ela é Presidenta e a democracia se faz assim



Dilma, a defensora dos fracos e oprimidos (na versão dela é claro), foi reeleita. Não há o que fazer. Ela ganhou e golpismo não cabe. Nem que seja através das mais absurdas teorias. Ela ganhou, ponto final é a minha e a sua presidente pelos próximos 4 anos. O PTralhas triunfaram.

Não cabe aqui amaldiçoar a porção Nordeste de nosso país, em que pese que é óbvio que a grande maioria da população de lá seja sim dependente de algum tipo de "bolsa", ainda sim, não é correto demoniza-los (embora a título de galhofa já tenha feito isso ontem). A questão é que não foram os PTralhas que inventaram a pobreza endêmica que assola o Nordeste e nem foram eles que inventaram a corrupção que suga todo o dinheiro dinheiro que poderia desenvolver a região.

Eu fui eleitor de Aécio. Não porque ache que ele seja o melhor nome entre todos, mas porque acho que entre ele e Dilma ele de longe é muito mais qualificado. O povo não entendeu assim. Paciência. Em um quadro como esse só resta a resignação e a esperança que como dizia Tiririca, o Pândego, "Pior que está, não fica"

Mas sabemos que pode sim, ficar muito pior. Dilma não tem pulso para lidar com a corrupção. Seu partido é mais forte que ela, muito mais e seu padrinho, o homem dos 9 dedos, é absolutamente conivente com a mesma e ainda manda muito mais que qualquer um. Estamos, todos nós, inclusive os que nela votaram, em maus lençóis.

Criticar apenas a figura de Dilma chega a ser algo bobo, porque qualquer pessoa com o minimo de inteligência sabe que ela é apenas parte de uma engrenagem. Ninguém da desfalques milionários em uma empresa como a Petrobras se não houver uma ação coordenada entre várias pessoas e departamentos. Não existe forma de comprar uma refinaria em outro país lesando os cofres da mesma Petrobras se muito mais gente além de Dilma não estiver envolvida. da mesma forma que é impossível que a tese de que ela de nada sabia seja levada a sério. Claro que ela sabia, bem como todos os seus asseclas também sabiam, então, a responsabilidade pelos mal feitos tem que ser dividida e Dilma é claro levar a maior parte, mas não a culpa toda.

Quando pensamos também no nível de abstenções nesta eleição, fica ainda mais difícil criticar quem quer que seja, já que a vitória de um ou de outro candidato depende basicamente de uma militância ativa. Quando esta militância prefere aproveitar o Domingo absorta em seus afazeres e deixa seu candidato a ver navios, não tem o direito de reclamar de qualquer resultado que seja.

Vilipendiar o Nordeste não é algo que qualquer Brasileiro deva fazer, pois somos todos filhos de uma mesma nação e não temos conflitos étnicos que assaltam outros países. Não precisamos desta cizânia em um momento delicado como o que o país vive. Não prego aqui a união geral e irrestrita, não somos cordeirinhos e nem é bom que sejamos, mas temos que respeitar as instituições e quem as representa. Ao menos até que fique irrespirável o ar por conta de tantos desmandos.

Dilma precisa virar o jogo. Precisa se livrar do padrinho que vive "encharcado", andar com as próprias pernas e principalmente ser absolutamente intransigente com a corrupção e todos aqueles que a praticam, sob pena de ver seu segundo mandato naufragar de forma irreversível. Torço por Dilma agora, pois ela é a comandante. Meu medo é que ela resolva se tornar algo além disso, como por exemplo a "Grande Timoneira". Deus me defenda de tal destino.

É isso

Ouvindo: The Cramberries

Nenhum comentário: