segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Dupla Identidade. Ou de como Bruno Gagliasso é estupendo e Luana Piovani uma mula.


Claro,cristalino como água (não a do volume morto da Cantareira, mas a que vem das nascentes nos Andes por exemplo) é o fato que Glória Perez não sabe escrever nada que preste. Nem novela, nem minissérie, nem anúncio de margarina e creio eu, nem instruções para a sua diarista. Fato é que Glória da Chateação Perez resolveu escrever uma série sobre um Serial Killer a tal de "Dupla Identidade"

Chupou argumentos de 989 séries gringas diferentes para escrever algo tosco e pueril, mas cometeu desta vez um acerto ao entregar o personal principal a Bruno Gagliasso. Bruno não é apenas um ator, é um ator estupendo. Lindo de viver (eu deveria ter vergonha de dizer que o cara é lindo??? se devia, não tenho), foge fácil do esteriótipo de "rostinho bonito" para ser um dos melhores de sua geração ainda que lhe faltem bons papéis no cinema e teatro. Na TV no entanto,  Bruno reina soberano. Mesmo diálogos tacanhos como os que Glória escreve ( as vezes parece que ela se esforça para escrever de forma atabalhoada e sem ritmo, só pode ser fruto de esforço hercúleo tanta ruindade), são nas mãos de Bruno trabalhados de forma a ficarem palatáveis, honestos e críveis, porque por mais que estejamos falando de ficção, se ela não for crível, minimamente crível, não merece ser assistida.

Mas Glória é daquelas que dá uma no cravo e 348 na ferradura. Se de um lado temos Gagliasso, de outro temos a "atriz" Luana Piovani. Luana é uma piada de mal gosto. Jamais foi e obviamente jamais será uma atriz. Tem momentos de doidivanas em suas aparições públicas ou nas fotos que publica com seus brinquedos eróticos ao fundo,tudo é claro em nome da publicidade em torno do seu nome, já que pelos dotes dramáticos ela jamais será reconhecida. Junte-se a ela Marcelo Novais outro asno, que agora claramente é cada dia mais um "burro velho" no pior sentido da palavra, e pronto, Gagliasso está ferrado e mal pago e tem que levar a série nas costas.

Ok, ele leva. Mas é cansativo assistir a série, ainda mais para mim que não a assisto no horário original e sim durante a semana na internet, ver Bruno fazer esforços excruciantes para deixar a série minimamente "assistível" enquanto Piovane e Novais estão cagando e andando com suas atuações (eu disse atuações???? kkkkkk) precárias. A produção curiosamente também não é das melhores e erros de continuidade já vi aos borbotões ( o que em uma série sobre Serial Killers pode ser devastador) e ainda sim Gagliasso está lá, firme e forte, lutando contra tudo e contra todos, tornando seu personagem de falar que poderiam cair facilmente na declamação pura e simples de tão mal escritas em um personagem complexo, cheio de nuances que com simples olhares, trejeitos mínimos o tornam tão sedutor quanto convém a um SK.

Bruno entendeu que se o Diabo está nos detalhes, no tipo de papel que ele esta a encenar ele está no detalhe do detalhe ainda mais com parceiros em cena tão medíocres. Vale aqui ressaltar no entanto que Débora Falabela está estupenda fazendo a namorada do maluco em um registro absolutamente correto, fugindo até aqui de todas as armadilhas que poderiam pega-la pelo caminho fazendo seu papel cair no ridículo.

Enfim, "Dupla Identidade" é uma daquelas séries que poderiam ser bacanas se não fossem escritas pela dançarina de Gafieira mas tem em Bruno Gagliasso e  só nele um único motivo para ser vista e talvez seja este um motivo mais que suficiente. Bom, da pra dizer também que é legal assistir para dar risada de Piovane e Novaes, dois atores que jamais o foram.

É isso.

Ouvindo: Pato Fu

Nenhum comentário: