domingo, 7 de dezembro de 2014

A Coca Cola e o teatro do Natal, o teatro dos hipócritas


Antes de mais nada, ouça esta canção. Não seja preguiçoso, vá buscar a tradução também. Não sou babá dos trouxas que vem ler o meu blog, então se quiser saber a tradução vá buscar. Se não, entenda o post de forma incompleta.



Jimmy Durante gravou-a de forma estupenda. Uma interpretação que beira o teatral é verdade mas ele era antes de mais nada um ator. O estofo da canção está nos  backs vocals muito bem escritos e melhor ainda interpretados e no arranjo, um primor. Jimmy  se diverte ao cantar e pronto: Tá ai algo bacana de se ouvir, pra sair assobiando.



Não é uma música natalina, diga-se de passagem. é apenas uma linda música.

E é exatamente ai que começa o teatro do Natal, o teatro dos hipócritas. Chega esta época do ano e as pessoas começam a viver o tal "clima do Natal", ainda que aqui em terras tapuias o clima seja Senegalês, na maioria dos lugares, os tontos habitantes exigem o figurino "pinheiros, algodão imitando neve, Papai Noel vestido com roupas que podem leva-lo a morrer desidratado" entre outras bobagens que não levam a nada mas fazem por algum curioso motivo as pessoas se sentirem, ou acharem que se sentem, mais felizes.

Ai mesmo a mais sovina das pessoas quer fazer sua "caridade" de Natal. Escolhe um desvalido qualquer e taca-lhe presentes, com se a pessoa só comesse e vestisse em Dezembro. Convida parentes que faz questão de ver longe durante todo o ano só pra esfregar em sua cara a linda e farta ceia que para a ocasião. La fora no entanto pessoas passam fome e cavocam ávidas os lixos das casas que parecem mais abastadas em busca de sobras para si. Enquanto dentro dessas casas a conversa segue solta, os amigos secretos, as citações patéticas acerca do nascimento de Jesus que nem nesta data nasceu e do quanto a paz que ele traz é necessária em nossos corações. Há! Façam-me um favor.

Via de regra se sai falando mal da ceia, da roupa das pessoas, dos modos daquele parente mais "buscapé", da rabanada, do diabo a quatro enfim. Ninguém esta preocupado com mais nada além do fato de que em sua torpe visão gastou mais dinheiro que devia com o presente do amigo secreto e ganhou uma bosta de presente. Sempre todos acham que foram injustiçados.

Gente que nunca vai a igreja faz questão de ir aos Cultos natalinos ou as Missas especiais de Natal, porque é aniversário de Jesus. Jesus é eterno e atemporal, idiotas! E mesmo quando veio a Terra e se fez homem como eu e você, ele não nasceu em 25 de Dezembro. então, vamos para de uma vez por todas com esta imbecilidade sem tamanho.

Neve, aniversário que não se comemora na data correta, falsa felicidade entre outras falsidades, tudo isso faz do Natal uma festa deprimente e sem sentido, uma festa que envergonharia o seu suposto principal convidado. Que eu creio que ele nem se anime a ir até porque não é convidado para estar entre os convivas, pois se convidado fosse de fato, as festas de Natal não seriam o festival modorrento e deprimente que acabam se tornando com o passar dos minutos.

E ai vem a Coca Cola. Nenhuma empresa colabora mais para o festival de hipocrisia natalina que ela. Seus comerciais que se pretendem emocionais mas são apenas recheados de falsidade, que fazem a hipocrisia se tornar algo quase palpável, ao  ponto de poder ser tocada, de materializar o elefante na sala que ela se torna nas festas natalinas, se superou este ano ao utilizar a música acima.

O comercial clama para que entremos no tal espirito do Natal ao fazer alguém feliz, e mostra imagens como um mendigo padrão Americano é claro sendo ajudado entre outras. Só no Natal Coca Cola? Niguém vai comprar mais Coca Cola por este motivo, por conta deste comercial. Compra-se Coca Cola porque ela é gostosa, muito gostosa. E na verdade o comercial nem é feito para vender Coca Cola exatamente busca apenas fortalecer a marca e suas supostas "crenças' e "valores" e é ai que o bicho pega.

Porque tentar evidenciar valores que não existem em uma empresa cuja única preocupação é com o faturamento do próximo trimestre e o impacto que isso terá em suas ações quando ele for anunciado, não faz a tal empresa ter efetivamente esses valores. Mesmo ações efetivas que talvez beneficiem pontualmente uma ou outra comunidade, não fazem de uma empresa como a Coca Cola a rainha da sustentabilidade e do engajamento social e comunitário. Faz dela apenas uma empresa patética que ajuda de forma muito modesta e muito aquém do poderia realmente apenas para parecer que se preocupa. Tomo Coca Cola porque Pepsi é ruim, não porque fico comovido com seus comerciais quase sempre idiotas de tão assemelhados a uma nota de 3 reais que são.

Ano após ano espero que eles mudem de rota e lancem um comercial baseado na verdade, na alegria e nada acontece. Este ano porém, ao utilizar uma canção tão legal de forma tão torpe, me enojei da Coca Cola e meu protesto será passar mais uma temporada de 40 dias sem toma-la.

É isso

Ouvindo: Jimmy Durante

Nenhum comentário: