terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Sobre o verdadeiro espirito do Natal. (quem tem coragem de ler?)


Vamos ser sinceros galera. Que espirito de Natal qual o que??? Comemorar o dia do nascimento  de Jesus??? Jura??? Ele nasceu por acaso no dia 25/12? Não, claro que não. Então estamos comemorando exatamente o que??? Chega a ser patético que igrejas lotem de pessoas catando hinos de natal como se estivessem oferecendo um sacrifício ao Mestre. Igrejas lotam, igrejas se esvaziam, casas lotam, mesas ficam entupidas de comida, pessoas ficam logo depois elas mesmas entupidas de comida. Super bacana. Jesus fica mesmo muito feliz com esta roda vida do inferno!!!

Se Jesus não nasceu no dia 25/12 por que então levar adiante esta data? Porque ela já esta entronizada em mentes e corações de todos  e fica mais fácil faze-los gastar e ainda associar esta gastança tola e desenfreada ao menino Jesus, ao Salvador da Humanidade. Jesus vem, morre na cruz, sofre dores lancinantes, humilhações inimagináveis, anda com 12 selecionados, 1 ainda faz o favor vil de fraquejar  e entrega-lo aos que o queriam matar e o que fazemos de melhor nesta torpe história é comemorar o seu nascimento em um dia que nem é o correto? Ficamos um mês saindo as compras, pensando em presentes par dar a quem gostamos, a quem não gostamos mas temos "obrigação" de dar, reclamamos do presente que ganhamos mas ficamos fazendo cara de quem gostou, somos mais hipócritas em um mês do que nos outros 11 restantes. Somos falsos e não estamos nem ai.

Criamos tradições dentro da tradição. Temos que comer Chester, ou Peru, ou Frangão, ou Tender, ou qualquer outra coisa que a BR Foods resolver nos empurrar. Outras empresas concorrentes tentam desesperadamente criar "novas tradições" a cada Natal. Temos que beber Coca Cola que este ano hipocritamente quer "Just Make Someone Happy" faz favor né??? Temos que comprar perfumes do Boticário, ir a liquidação das Casas Bahia, temos que comprar, comprar, comprar.

As gravadoras, (essas estão ferradas no médio prazo) lançam, (ainda) coletâneas de Natal ou mesmo álbuns inéditos com artistas quase sempre inexpressivos para tentar conseguir uns caraminguás a mais nesta época do ano. Estes artistas que muitas vezes não tem o menor habito de sequer orar a Deus, cantam de seu nascimento como se fossem os mais devotos do mundo. Cambada de gente torpe!!! Tudo é direcionado para vender e faturar em cima do suposto aniversariante. Ninguém diz ou faz nada a respeito. Nem o gesto hipócrita de se fundar uma associação para onde partes dos direitos de imagem de Jesus que é usada de forma tão leviana pudesse ser remetida para realmente ajudar a vida de quem precisa os porcos capitalistas tem a capacidade de pensar. E enquanto isso nas casas um pouco mais abastadas as pessoas estão ocupadas em comer, comer. Comer como se não houvesse amanhã. Brindar como se as bebidas do mundo fossem acabar aquela noite. Estender esta noite ao máximo para que não bata o vazio de se apagar as luzes, rasgar o último papel de presente que revelará algo que raramente se quer ganhar.

E os sorrisos então? Um  mais forçado que o outro. Sorrimos tanto que a mandíbula trava. Não porque queremos, mas porque assim diz a tradição que deve ser. Deixamos de ser bacanas  ocasionais para sermos bacanas integrais. Jesus não nasceu no dia 25/12 mas se tivesse nascido, ficaria confortável nas ceias que acontecem em suposta homenagem a ele? Porque não tem outro motivo para se celebrar o Natal além do nascimento dele não é? Então as ceias são em homenagem ao Menino Deus que nos nasceu. Ou estou confundindo as coisas? Se não são, servem para que exatamente? Desculpa pra ver quem da família cozinha melhor? Vamos ser honestos...

Jesus veio ao mundo para nos dar uma oportunidade de renascer do pecado para a vida eterna, sem mácula. Ele veio e se meteu com pescadores, cobradores de impostos,todo tipo de gente não muito bem afamada. Não fazia acepção alguma. Queria falar com o Mestre? Era só chegar. Hoje o filtro da humanidade é em geral tão embebido de hipocrisia e princialmente preconceito que para uma pessoa ser legal e frequentar e frequentar nosso ambiente, tem que parecer muito conosco. Tem que ser praticamente gêmeo nosso. Porque pessoas que pensam ou agem diferente de nós neste mundo louco mundo que vivemos já são vistas na maioria das vezes com um grande viés de intolerância. Então, não sei se Jesus gostaria de estar numa "ceia dos igualmente certinhos" ou se preferiria estar com os diferentes, rejeitados ou mesmo e nisto creio muito mais distribuindo sopão com os poucos abnegados que farão algo deste tipo neste final de ano.

A melhor forma de celebrar a Jesus, não ao seu nascimento, mas a Jesus, seria agir como ele agia, ser como ele é mesmo que fosse apenas por um dia do ano. Um único dia. Isso é pedir demais né? Já não chega as homenagens que distribuímos a Ele "celebrando seu aniversário"?  Tenho dó desta patetada chamada Natal e todo os seus adereços. Dó de pessoas que insistem em dizer que Ele nasceu e deve ser reverenciado nesta data. Dó de um mundo que agoniza sem ter noção do que esta realmente se passando.

É isso.

Ouvindo: Raul Seixas

Nenhum comentário: