domingo, 1 de março de 2015

Sobre amendoins e Coca Cola


Plantão de vendas de imóveis na planta é uma coisa engraçada. Se a incorporadora é grande,  ele tem uma estrutura que vale a pena. Internet, telefone, copa, enfim, uma gama de equipamentos para que o corretor possa desenvolver seu trabalho com o minimo de tranquilidade.

Duas coisas no entanto estão sempre presentes nos plantões grandes. Amendoim e refrigerantes, sobretudo, Coca Cola. Claro que temos água, suco, outros petiscos, mas Coca Cola e Amendoim, sempre tem. Instituições do mercado imobiliário que resistem a toda e qualquer modernidade, são destinadas a clientes antes de mais nada. Você não recebe as pessoas na sua casa de qualquer jeito, recebe? Sempre oferece um petisquinho não? Então, nós corretores também somos bacanas. Ainda que com o interesse em vender para o cliente.

Mas não quero falar de como corretores são ou deixam de ser legais e nem nada do tipo. Quero falar de como amendoim e Coca Cola ou qualquer outra coisa comestível que haja em um plantão de vendas separa corretores em "castas" A dos corretores propriamente dita que não podem tocar sequer no que é servido e as dos coordenadores, gerentes e incorporadores que com um prazer que não conseguem disfarçar, comem praticamente o dia todo amendoim com Coca Cola acompanhando.

Quando falo de corretores, eu falo de corretores que sabem o que estão fazendo. Não falo de aventureiros que nem sabem do que se trata uma HP 12C.  Bom, isso posto, corretores são os que movimentam o plantão. Somos nós que vendemos, nós que fazemos as coisas acontecerem. Argumentamos, corremos atrás do cliente, formatamos propostas, enfim, damos o show  e fazemos a roda girar. Mas quando se trata de amendoins e Cocas Cola, eles nos são negados pela pessoa ou pelas pessoas do buffet responsável com a mesma frase que não varia de forma alguma: "O incorporador não autorizou os corretores comerem. Simples assim. Sem ressalva.

Verdade seja dita, os grandes incorporadores em dia de lançamento, providenciam almoço, ou lanche de qualidade para os corretores, afinal sabem que mal teremos tempo para respirar, quanto mais para comer, então disso não há que se reclamar, nesses dias somos muito bem tratados.

Porém na cabeça de coordenadores, gerentes e incorporadores, em um dia comum de Sol como hoje, corretores não pode comer amendoins e Coca Cola. Por que? Porque isso nos igualaria a eles e na cabeça de alguns deles, isso não pode ocorrer. Corretor não pode ser tratado como igual, como um ser pensante, como alguém competente. O que seria desse pessoal se os corretores do nada fossem fechando suas vendas, sem ajuda, de forma realmente autônoma? Não seria evidente que talvez eles não fossem tão necessários assim? Onde eles iriam comer as quantidades pantagruélicas de amendoins e Coca Cola que consomem em um fim de semana?

Corretores de imóveis são e sempre serão, até que se conscientizem da força que tem, tratados como profissionais de segunda classe. Pessoas que por acaso pegaram um cliente que já queria comprar o maravilhoso produto da incorporadora  "X" que por acaso ainda lhes paga uma comissão para fazer a venda. Jamais são os corretores que correm atrás, argumentam,dançam, gritam, dançam a Macarena para convencer o cliente a comprar. Imagina!!!! é o produto que vende por si só. Se é um fracasso, ai sim a culpa é do corretor.

Amendoins e Coca Cola definem quem você na hierarquia de um plantão de vendas. Se você tem acesso a eles, parabéns, você faz parte daqueles que gravitam perto do incorporador, puxando o seu saco e fazendo politica. Se não, você fica sentadinho na sua mesa aguardando o cliente que vai comprar o produto mais que perfeito que você vende. Uma terceira hipótese é você sair, e comprar sua própria Coca Cola e seu amendoim. Simples como isso.

É isso.

Ouvindo:Elvis Presley

Nenhum comentário: