quarta-feira, 8 de abril de 2015

E se eu tivesse falado?


Já se vão tantos anos. Tantas histórias, tanta água passou embaixo das pontes que existem por ai, tantas chegadas e despedidas, tantos terremotos, tsunamis, tanta coisa e tanto tempo que no final das contas nem é tanto tempo assim na escala real, só é muito devido a finitude e pequenez do ser  humano.

Mas e se eu tivesse falado? Esse blog sequer existiria? Existiria Rafaela? Existiria o corretor de imóveis? Quem seria eu afinal se eu tivesse falado? Seria mais feliz, mais triste, teria me quebrado ou teria saído voando pleno de felicidade? Se eu tivesse falado, estaria pronto pra ouvir uma recusa? Saberia lidar?

E, se recusa não fosse, mas sim uma resposta positiva, o que eu faria? Poria tudo a perder? Seria uma pessoa completamente diferente hoje? Melhor? Pior? Um coxinha impedernido ou um contestador ainda mais radical? O que seria eu, o que seria de mim se eu tivesse falado?

Sim, eu quis falar, por muitas vezes eu quis falar, ensaiei até. Pensei em como falar, a entonação, o gestual, as melhores palavras, porque palavras são importantes quando falamos algo, elas são tudo. Escolha uma palavra errada e colocará tudo a perder. Diga palavras sábias, bonitas e talvez haja uma chance de o que se quer acontecer. Palavras... Pena que não damos o valor que elas merecem ter.

Eu até cheguei a me vestir de forma diferente para falar. Falei na frente do espelho, falei no banho, só não falei para quem precisava ouvir. Tive medo, tive vergonha, tive ataques de timidez. Me senti incapaz e imerecedor. Me senti fraco, sem apoio e quando apoio achei que tinha, da forma mais torpe percebi que não o tinham, antes foi como se a lâmina de um punhal tivesse me atravessado as costelas e chegado ao Pulmão, este orgão tão vital. Teimoso que sou, respirei, continuei, curei as feridas e o tempo passou. E continua passando e a vida segue e a pergunta fica: E se eu tivesse falado?

É isso

Ouvindo: Marcelo Jeneci

Nenhum comentário: