sexta-feira, 22 de maio de 2015

Ben Carson


Adventistada do meu Brasil varonil, parem de falar em Ben Carson como presidente dos EUA. Isso não acontecerá e se acontecer não será um Adventista a presidir o pais do Tio Sam e sim um homem integro, honrado, decente e reto que governará toda uma nação e não um demagogo com uma biblia na mão e os escritos de Helen White em outra. Não sejam bestas, isso já mais vai acontecer.

Isso dito, vamos torcer para que ele não seja eleito ou melhor, sequer indicado para concorrer ao cargo. Ben Carson é integro e blablabla, mas é humano e humano são falhos e sucumbem as vezes, as próprias falhas. Não quero nem em meu pior pesadelo, ver o Dr Carson sucumbindo em um mar de lama e esgoto como a política Americana. Aos baba ovo dos EUA de plantão fica a dica: Lá como aqui a política é imoral, suja e decrépita. Ben Carson paira acima de tudo isso e não tem porque se rebaixar ao nível dos pulhas que pululam no Congresso Americano.

É ridículo imaginar que Ben Carson vá salvar o mundo ou destruílo em uma improvável eleição de sua pessoa a Presidência.  Os EUA  é um país com um papel crucial, um protagonismo no mundo ainda sem paralelo e imaginar que o Dr Carson irá converte-lo a uma nação Adventista ou ao contrário será ele a protagonizar a aliança que nós Adventistas cremos acontreceá entre os guardadores do Sábado e os que não o guardam  e o entendem como dia separado por Deus como nós é alça-lo a uma condição de liderança quase Messiânica em um país onde o histórico político e cultural desaconselha aventuras deste porte.

Também é inocência se pensar que quando for confrontado com questões como Divórcio, casamento gay, aborto e outras em que sua índole e pensamento Cristão forem  chamados a baila ele irá se acovardar. Por questões como estas é que penso ser muito mais interessante que o Dr Carson não concorra. Os riscos de sua integridade se chocar com as questõers de "ordem prática" que a política impõe são imensas e o que sairia deste choque é algo que prefiro não imaginar.

De qualquer forma, imaginar e querer colocar um protagonismo decisivo em alguém que mesmo hoje, declarando-se candidato as primárias, tem pouco mais que um balão de ensaio nas mãos, é tipo de nós Latinos que cultuamos muito mais a "persona" pública de alguém do que suas ideias e ideais. O que nunca é seguro, pois o Dr Ben, embora para mim seja um Bastião da moralidade, um dos úlitmos, é antes de mais nada alguém como eu e você que lê,(alguém de fato chegou até aqui?) uma pessoa que erra e acerta segundo as circunstâncias e o meio em que vive.

Ben Carson é antes de mais nada um brilhante Neurocirurgião pediatra e sinceramente espero que ele continue assim.

É isso.

Ouvindo: Breath of Life


Nenhum comentário: