terça-feira, 25 de agosto de 2015

Só tem gênio no mercado imobiliário. O único trouxa, sou eu.


Don't get me wrong. Não deprecio ninguém, não tem deboche no título do post, apenas uma constatação da realidade. Veja, a 12 anos que estou nesta seara e o que eu sou? Um corretor de imóveis que corre de um plantão para o outro, e por mais competência que supostamente eu tenha (porque neste momento eu duvido piamente da minha capacidade), vou continuar correndo de um lado para o outro, de plantão em plantão porque eu sei vender imóveis, mas de forma alguma eu sei me vender.

No mercado imobiliário a chave para o sucesso é essa. Vender-se. Quem como eu sabe apenas vender imóveis e não a sua imagem, simplesmente fracassa, ou, ao menos, não terá o sucesso que poderia. E por que? Porque vender um imóvel pode render uma boa comissão, mas ter vários bons corretores vendendo vários imóveis e garantindo a você um ganho em cima de todas as vendas deveria de ser o anseio de todo corretor de imóveis minimamente inteligente.

Ok, não sou minimamente inteligente, as vezes, de verdade acho que flerto com algum tipo de retardo mental não diagnosticado, e talvez isso prejudique minha perfomance, não sei. O fato é que não sei vender minha imagem e isso diminui consideravelmente meus ganhos. Gente com muito menos competência que eu consegue posições que lhe garantem a possibilidade de encher a burra de dinheiro de forma fácil e frise-se, honesta, uma vez que nem tudo que é fácil é desonesto.

Quanto a mim, falta o trato, falta a política e falta a postura de de quem não tem medida em vender a si mesmo ainda que venda uma falsa imagem, sendo quem não se é apenas para garantir uma vantagem aqui ou ali. Não questiono mais se este tipo de comportamento é certo ou errado, pois sei que não concordo com ele. O que questiono é até onde me vale ser o bobo e ver triunfar o que é em grande medida o "esperto".

Repito aqui, que a qualidade profissional da grande maioria dos que se vendem é inquestionável, ninguém sobrevive no mercado imobiliário sendo apenas um asno puxa saco, não dá. Ou até dá, mas é raro demais, conheço apenas um caso de alguém que não merece respeito profissional algum ao meu ver e ainda sim é diretor de unidade em  uma imobiliária que começa com "L" e termina com opes, mas este nem conta porque é tão visível sua falta de competência como é a sua cara de pau de agir como o gênio do mercado.

Voltando a mim, a quem na corretagem, poderia me auto referir como "o cavaleiro da triste figura" e se você não sabe porque, fique boiando ou vá ler um pouco os clássicos, antes que morra ignorante,  a carga de romantismo com que vejo a minha profissão talvez seja o maior entrave para o meu sucesso completo.

Enquanto pessoas atropelam pessoas apenas para alcançarem seus objetivos, eu prefiro vender aptos, casas e terrenos dentro do que eu sei (ou acho que sei) fazer e espero ser reconhecido pela competência com que a venda é feita e pelo volume com que elas acontecem. Doce ilusão, isso jamais vai acontecer. Não tenho estomago para atropelar eme vender, então, enquanto todo mundo da um jeito de se ajeitar sendo um gênio do mercado, eu continuo sendo um trouxa.

É isso

Ovindo: VPC

Nenhum comentário: