segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Times da NLF X times do Brasil


A comparação dá dó. De verdade. Enquanto o Dallas Cowboys vale simplesmente 4 bilhões de dinheiros americanos, o time mais bem avaliado no Brasil, o Corinthians Paulista, vale 322 milhões de dinheiros americanoss e isso devido a alta recente da moeda gringa. Chega a ser covardia. Mas é a mais pura realidade.

Na lista dos 10 mais da NFL,  o time que vale menos, ocupando a décima posição é o Green Bay Packards que tem seu valor mensurado em 1.95bilhões de dinheiros gringos. Agora vejam, que o décimo colocado ( a liga tem 32 times mas a Forbes, minha fonte para estes números, só pública os 10 mais ricos), vale mais do que os três primeiros Brasileiros, que são o ja mencionado Corinthians, seguido pelo Flamengo (262milhões de gringas notas ) e São Paulo que vale  235 milhões de dinheiros de lá. Somados, o trio de ferro em termos de valor de mercado no Brasil não chega ao bilhão de dólares. Como pode?

Bom, existem motivos óbvios. Não precisa ser gringo, basta assistir as transmissões dos jogos da NFL para o Brasil e perceber que os estádios estão sempre lotados. Sempre! Os torcedores são rtatados como clientes que tem a disposição um serviço a altura do dinheiro que gastam. Banheiros limpos, lanchonetes organizadas, estacionamento onde não são achacados por marginais ao parar o carro, comodidade de comprar o pacote para toda a temporada, jogos de alto nível onde os arbítros não são protagonistas pois podem ser desautorizados por equipamentos eletrônicos que garantem a justiça dos placares, e protagonistas (jogadores) muito bem remunerados.

Não vou a estádio de futebol a anos no Brasil.  é sempre a mesma corja presente tumultuando o que deveria ser diversão familiar e saudável. Mudaram o nome dos estádios para arenas, mas estas arenas, continuam a receber gladiadores desmiolados em suas arquibancadas que estão mais preocupados em brigar entre si do que apoiar os eu time de coração.

A organização do campeonato  Brasileikro é de impressionar. Mas infelizmente impressiona apenas por ser um lixo. Juízes despreparados, jogos com horários que penalizam o torcedor em detrimento a TV, "arenas" que ainda guardam diversas semelhanças com possilgas, sendo apenas um pouco mais chiques, jogadores com salários atrasados que não rendem o que poderiam e deveriam, times com programas de socio torcedores patéticos, enfim, uma bagunça generalizada.

Enquanto na NFL  os times tem donos e  estes contratam dirigentes profissionais que buscam tratar o time como uma empresa com metas de lucros nas mais diversas áreas, por aqui a figura do dirigente que faz tudo por "amor" é ainda o modelo que se segue. Modelo tosco que estrangula ganhos e faz os times serem deficitários e viverem pendurados na TV, sua grande mantenedora que não trata o produto que tem nas mãos com a inteligência que deveria. Ao invés de um modelo que divida de forma equiname os lucros entre os times,  o que temos são times de primeira, segunda e terceira classe  ao menos na visão da TV que paga os times desta forma com cotas diferenciadas entre si.

Fica claro que nosso Fut é tratado como lixo e não será tão cedo tratado como se deve. Dirigentes de times e principalmente os da Casa Bandida do Futebol se locupletam de forma espúria de um produto ao qual deveriam zelar e fazer girar a roda da fortuna para um sem número de pessoas. Preferem antes, que a fortuna se acumule nas mãos sujas pela corrupção de poucos que desfrutam das benesses que dele advém.

É por este motivo que desde a última Quinta Feira, quando meu time,  o New England Patriots, fez o jogo de abertura da temporada  2015/16 contra o Pitsburgh Steelers e já saiu ganhando (é óbvio) que durante os meses que durarem a Regular Seassion e logo depois os Playoffs culminando então com o jogo final, eu serei o mais apaixonado torcedor de Futebol Americano que o Brasil já viu!

É uma pena, que o meu futebol e o meu Santos, time que aprendi a amar ainda garoto ficaram de lado por conta das bandalheiras que enojam a qualquer pessoa minimamente de bem. Deixo o futebol, então neste período, para os barbáros.

É isso.

Ouvindo: Bruce E.

Nenhum comentário: