quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Allahu Akbar


Vamos demonizar os Muçulmanos. Vamos reduzi-los a pó. Vamos humilha-los com palavras, gestos e ações efetivas de escárnio e sempre que possível, ofereçamos uma dose de violência explicita a todos de sua comunidade. Vamos mostrar aos Muçulmanos que nosso Deus e nossa forma de prestar culto é muito mais legal e bacana que a deles. Vamos mostrar que a porção ocidental do mundo é a que presta e que eles, no fim das contas, são um bando de bárbaros.

Temos que vingar Paris. Temos que vingar os EUA e seu 09/11. Temos que vingar Charlie Abdo, temos que vingar, temos que vingar, temos que vingar... Vamos esquecer que a vingança a Deus pertence, vamos fazer justiça com as próprias mãos. Que seus filhos, esposas, netos, que sua por gerações e gerações eles saibam reconhecer o poderio élico do ocidente. Vamos fechar fronteiras seja pelo ar ou pela terra ou mesmo pelo mar. Vamos encurrala-los em um pedaço de mundo que seja bem no fim dele. E bem pequeno. Vamos sufocar a sua voz, vamos sufocar suas ações e destruir suas conquistas. Façamos com que  eles sejam varridos da face da Terra. Muçulmanos, definitivamente, não podem conviver conosco.

Por mais vergonhoso que seja, tudo o que escrevi eu de fato ouvi neste últimos dias pós atentados em Paris. Por mais que eu me condoa, por mais que eu me revolte, por mais que grite em mim a indignação, não vou me permitir cair na conversa de que todo Muçulmano não presta e anda com uma bomba atada a cintura. Não é verdade. Por mais que o Estado Islâmico se arrogue o detentor da mais completa e correta interpretação do Alcorão, o livro sagrado do Islã, eles não representam de forma alguma toda a comunidade Islâmica espalhada pelo mundo. São apenas um grupo de radicais que querem impor pela força (algo que nunca conseguirão), sua visão de mundo que é demasiada estreita e sem sentido.

Quantos grupos Cristãos, ainda que por outros métodos não buscam o mesmo? Quantos desses mesmo grupos Cristãos não doutrinam ou tentam doutrinar seus seguidores com uma visão de mundo tão estreita quanto? Cristãos não mataram-se uns aos outros por conta de pequenas diferenças doutrinárias que os separam? Quantos grupos de outras doutrinas com Budistas entre outros também não o fizeram?

Vamos buscar o cerne de cada religião e ver se o Islã, o Cristianismo, o Budismo e outras religiões não tiveram suas crenças fundamentais paulatinamente distorcidas ao longo dos séculos para acomodar a visão de um e de outro radical que em determinado momento estava na liderança de sua vertente religiosa e achou por bem moldar a doutrina para que ela atendesse interesses específicos?

Todas as religiões dominantes passaram por transformações sócio culturais que ou as suavizaram ou as radicalizaram em algum momento no seu discurso e mesmo com estas transformações, que resultaram em perseguições dentro de suas próprias matrizes, pois Cristãos mataram Cristãos, seguidores do Islam idem e outros também, sempre houve quem dentro de tanta bagunça pregasse a tolerância e a convivência pacífica que respeitasse as diferenças entre si mesmos e entre outros credos.

Hoje não é diferente e os Muçulmanos tem sim entre seu meio e creio eu ser a maioria, pessoas dispostas a seguir com os princípios de aceitação e tolerância que faz com que as pessoas possam conviver em paz ainda que pensando de forma diferente.

Creio que devemos orar por Paris. Creio profundamente nisso. Creio que os familiares dos envolvidos nesta tragédia inominável precisam de conforto e orações, precisam de amor, de afeto, de abraço. Precisam enfim, do melhor que possamos oferecer como seres humanos ainda que a distância, mas creio firmemente também, o povo Muçulmano não pode ser vítima de ódio e preconceito. Não pode ser atacado, ofendido, humilhado porque alguns de seus representantes resolveram espalhar o terror.

Se agirmos de uma forma a devolver em dobro o ódio que nos foi destilado, teremos este mesmo ódio voltando em quantidade triplicada e assim sucessivamente em uma espiral que não terá fim. Queremos isso? Precisamos disso?

Allahu Akbar, antes de ser um grito de guerra, significa nada menos que "Deus é Bom" e sim, Ele é bom e nos ama e chora tanto por Paris quando por seus algozes e chora também pela onda de ódio injustificada contra pessoas que nada de errado fizeram além de nascer sob a religião Muçulmana, o que convenhamos, nem errado é.

Oremos por Paris, oremos pelos Muçulmanos, oremos pela Paz.

É isso.

Ouvindo: Kaled

Nenhum comentário: