terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Arquivo X. Ou uma história de amor que tem como pano de fundo alienígenas e outros seres estranhos


Para mim, desde sempre ( e estou podendo confirmar agora, assistindo as duas primeiras temporadas com calma),Arquivo X  é uma das maiores pegadinhas da TV mundial em todos os tempos. Ok, seus fãs alucinados garantiram por 9 anos que o clima da série e seu foco (ao menos aparante) fossem os ETS e as conspirações do "Sindicato" para que uma invasão Alien se consumasse.

Mas os melhores episódios de Arquivo X para mim são os que ficam de fora do "Arco da Mitologia" episódios esparsos,  como por exemplo "Grotesco" (Grotesque) simplesmente fantástico ou os  fantástiscos "Eugene Toons 1 e 2" pra ficar em poucos exemplos. Entretanto, de tudo o que AX conta e sugere, o que mais me encanta é a história de amor entre Mulder e Scully.

No momento em que ela abre a porta da sala de Mulder com aquele olhar superior que só os céticos tem e olha para Mulder é tão incrível a eletricidade que irrompe ali, que parece verdadeiramente que ambos saíram do personagem. Claro que não é o caso, mas é tão bom, e tão elétrico porém gelado que a série me ganhou ali e sinceramente achei que a série teria como tema central o caso de amor entre ambos e muito embora não tenha sido esse o ponto fulcral da obra, o amor de ambos nasceu, cresceu, amadureceu, frutificou (eles tiveram um  filho afinal de contas) e resistiu a passagem do tempo, pois ontem ao assistir com o s olhos vidrados o primeiro episódio de Arquivo X temporada 10, ficou claro que o tempo foi gentil com Mulder e Scully, com seus sentimentos, seu amor e até mesmo com suas dores.

Sim, eles tem marcas. desses nove anos. Marcas indeléveis, tanto físicas, quanto emocionais, sobretudo as emocionais. Dar um filho para a adoção?? No caso de Scully e Mulder, prova de amor maior não há, embora muitos argumentarão que foi fraqueza. Que se explodam os que não tem sensibilidade para entender as razões de ambos.

A nova temporada falará é claro de Aliens, tem esses fãs radicais e no fim a série voltou por conta deles, que não pararam de chorar nesse tempo todo em que ela ficou fora do ar, mas ela também falará de outras conspirações mais factíveis, palatáveis a pessoas que não acreditam em Aliens e quetais. Eu espero que foque também no relacionamento entre Mulder e Scully, acho que o time de fãs que torcem por um final digamos "feliz" para eles também merece ser acarinhado e a história de amor deles acabou muito mal contada, negligenciada por conta de ETS chatos.

Interessante que logo nas cenas iniciais AX10 mostra um Alien tomando uns tiros. A verdade estaria mais escancarada? Ou apenas para os telespectadores? A conferir. O que eu realmente  gostaria é que caso a série ganhe mais que estes 6 episódios o amor triunfe. Sim, as vezes sou romântico e nos lugares mais inusitados eu busco o romantismo, o amor para mim, nasce mais puro e real quando sai do seu lugar comum.

A historia de Mulder e Scully tem que ser concluída com o cuidado e delicadeza. ETS Que me perdoem, mas o amor é o que importa e o que sempre importou em AX. O resto é conversa para ET dormir.

É isso.

Ouvindo: Maria Callas

Nenhum comentário: