terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O futebol no Brasil morreu de morte matada.


Ontem li uma noticia que passou batida pela maioria das pessoas: Em um torneio Sub 15 (para crianças de 12 a 14 anos) o time desta categoria do Corinthians perdeu. Normal, No futebol se perde  e se ganha sendo sub 15, sendo profissional. O que não foi normal, foi a reação da torcida do Corinthians presente ao estádio que hostilizou os jogadores das crianças e seus familiares persentes ao estádio. Lembrando: São crianças! A justificativa? Eles precisam entender o que é o Corinthians desde cedo.

E o que é o Corinthians afinal de contas? Um clube localizado na Zona Leste de São Paulo, fundado por imigrantes espanhóis se não me trai a memória mas isso puco importa pois se tornou o tima das massas em São Paulo e no Brasil, junto ao Flamengo do Rio de Janeiro. Um clube administrado de forma amadora desde sempre que poderia ser multi milionário mas vive pendurado em dívidas com bancos, governo e mal consegue pagar em dia salários de jogadores do seu time profissional. Simples assim. Uma situação diga-se de passagem que permeia a grande maioria dos times de futebol do Brasil. Então se esses cabeças de ostra que se denominam torcedores quiserem falar sobre o que é o Corinthians, talvez devessem mudar de de ideia. Não tem muito do que se orgulhar.

O mesmo serve para torcedores de outros times brasileiros, como disse acima, para a maioria deles, uma vez que estão quase todos em situação pré falimentar. Mas o que em meu entender matou o futebol brazuca?

Dirigentes torcedores e torcedores que acham que são dirigentes. Os papéis nos times de futebol brasileiro se invertem. Dirigentes agem como torcedores apaixonados e usam o dinheiro do clube em contratações cretinas que quebram ainda mais as finanças carcomidas de suas agremiações. Torcedores se comportam como dirigentes e sem nenhuma base lógica pressionam por estas mesmas contratações e ainda usufruem de benesses impensáveis em clubes que fossem regidos por uma economia de mercado. Ingressos subsidiados, ajuda para transportes são apenas dois exemplos entre vários que se veem de forma sistemática nos times brasileiros. Quem arca com isso? Os próprios clubes é claro. Dirigentes que controlam o conselho fiscal dos clubes e não o contrário também são lugares comuns no cenário. Como então exigir responsabilidade fiscal?

A entidade que cuida do fut brasileiro é também ela causadora da maioria de seus males.  A CBF que deveria cuidar exclusivamente das seleções brasileiras, comanda ela o campeonato brasileiro e copa do brasil e tudo o mais que se relaciona com o fut. Os clubes lhes são subservientes e o resultado disso é que um bando de velhinhos gagás dá as cartas e toma o dinheiro de um produto que deveria ser dos mais rentáveis (gerando divisas inclusive) do país. Enquanto esses mesmo velhinhos estão cada dia mais ricos, o futebol foi ficando mais pobre, mais pobre e morreu de fome.

Dirigentes, sejam de clubes, sejam de federações ou os da CBF jogam com a certeza da paixão do torcedor. Não percebem que os escândalos sejam dentro ou fora dos gramados, que o nível técnico cada vez pior pois os bons jogadores ficam no máximo um ano no país, as arbitragens abaixo da crítica entre tantas outras mazelas conspurcam o espetáculo e jogam os torcedores, ao menos os que tem um grau maior de compreensão de texto no colo de outras formas de entretenimento porque o futebol, aceitem os mais exaltados torcedores ou não, não passa de um produto de entretenimento e assim deveria ser tratado, não como uma paixão irracional que leva a conflitos e mortes estúpidas e desnecessárias.
O fato é que o futebol, no Brasil, morreu. Hoje não passa de um zumbi caminhando a esmo e sendo mesmo na condição de zumbi vilipendiado dia a dia até que ele caia exaurido de vez. Ressuscitar o futebol não é tarefa das mais fáceis porém não é impossível, não se todos aqueles gostam do esporte Bretão se empenharem de forma real colocando seus próprios interesses de lado e trabalhando por um esporte digno e sem nódoas que embotam a visão e o entendimento correto do jogo, nódoas essas geradas exatamente por aqueles que por não ter o talento dos protagonistas (jogadores) se aboletaram atrás de mesas espaçosas colocadas em salas com ar refrigerado e ambiente mais que propício para as negociatas que derrubam nosso fut na vala em que se encontra hoje.

Se você gosta de futebol, saiba que somente uma corrente do bem gerada de forma espontânea porém consistente pode tira-lo da condição de zumbi e equipara-lo e até faze-lo ser mais que as ligas europeias para onde migram hoje os torcedores sequiosos do espetáculo que apenas o futebol proporciona.

É isso.

Ouvindo: Sandy

Nenhum comentário: