sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

De novo, é Carnaval


Carnaval não é cultura. Não é expressão cultural e ponto. Ópera, música clássica,  mesmo nossa música regional com Pena Branca e Xavantinho, Tião Carrero e Pardinho entre outros podem ser chamados de expressões culturais, mas o Carnaval, me desculpe se pareço pedante, elitista ou que quer que possa parecer, não é não. Da masma forma que o Mardie Gra de New Orleans também não passa de putaria disfarçada é disso que se trata o  Carnaval.

Imoralidade, lascívia, putaria extrema, tudo isso e muito mais é o Carnaval. é tolice rematada de pseudo intelectual querer psicologizar o carnaval ou tecer um tratado antropológico sobre o tema. Não existe nada que justifique pessoas descontroladas, bebendo até as tampas, seminuas (quando não totalmente nuas), um desfile desenfreado de vaidade, a luxúria embutida nisto tudo e o pior do ser humano surgindo. Tentar transformar tudo isso em extrato cultural de um povo, ou justificar isso como a expressão mais primária de um povo é desonestidade cultural.

Não vai aqui nada contra o samba, mas sejamos honestos: Qual o papel do samba no Carnaval? Mal embala as escolas de samba, até porque as pessoas querem ver corpos nus, evoluções corporais grandiosas e o samba fica ali escondido. O Carnaval paralisa todo o país não porque seja bom para o povo, mas porque o povo zomba de si mesmo. Deixa as prefeituras subsidiarem uma festa caríssima, inútil e que não traz absolutamente nada de bom, nem mesmo retorno financeiro. Apostar no Carnaval é apostar naquele cavalo manco que apenas compõe o grid e jamais vai ganhar. Porque o que ele traz de negativo como hospitais lotados, acidentes, perda de produtividade do povo pelo período que ele dura, tudo isso  faz com que o Carnaval seja uma "festa" absolutamente deficitária.

Mas e dai? Se a baixaria rolar solta, se os excessos forem ainda maiores que no ano anterior, se as "polêmicas" forem ainda mais cabeludas, se enfim, tudo for o mais "over" possível é o que importa. Não sei se cultura é isso, sinceramente para mim, não. E esqueça o fato de eu ter formação Cristã. Qualquer pessoa de bom senso não apoia a atrocidade que é o Carnaval.

Homicídios em alta, agressões, pessoas fazendo coisas que jamais fariam, tudo isso compõe o real painel do Carnaval. Prostituição infantil, mortes sem sentido... Precisa ser Cristão para não gostar do Carnaval?

O Carnaval é algo que me provoca o mais profundo asco. No entanto se entretém a alguns, que assim seja. Se a malta de ignorantes quer se entorpecer ao som das "músicas" de Carnaval, que assim seja. Quanto a mim, estarei trabalhando, vivendo a minha vida, pois ela não esta  ganha de forma alguma.

É isso.

Ouvindo: Apocalipse 16


Nenhum comentário: