quarta-feira, 27 de abril de 2016

A Vitória Dos Derrotados.


Quando derrotados vencem, eu me emociono. Quando a vida da oportunidades ainda que limitadas e eles agarram, eu me regozijo com eles. Não é fácil ser um vencedor nos dias de hoje. A sociedade em que vivemos embora composta basicamente por imbecis coloca barras cada vez mais altas e rígidas para proclamar alguém vencedor. A grande maioria vive na mediocridade pura e simples, mas alguns são taxados inapelavelmente de derrotados. E derrotados,  não servem para nada além de serem chacota dos supostos vencedores e mesmo dos medíocres que veem neles a chance de serem alguém melhor do que realmente são.

O mundo não se importa com os que perdem. Normalmente os perdedores são os feios, gordos, deficientes, enfim, os que não se encaixam nos padrões que a mídia vende para uma sociedade absolutamente decadente e necessitada de valores morais mínimos. A beleza compra uma boa impressão apenas por se impor como tal, o dinheiro compra a tudo por ser dinheiro e ter o valor que a ele lhe é atribuído por cada um, o poder te faz vencedor porque te permite manipular aos outros e as situações da forma que melhor convém. Aos derrotados, não sobram nem as bananas, quanto mais um nesga se quer de reconhecimento.

Por este motivo, quando vejo um derrotado ganhar, ainda que parcialmente, ainda que por uma fração de tempo, ainda que uma vitória simples e suada, me enterneço. Sei por experiência própria como é difícil colocar a cabeça para fora do buraco em que te relegaram por te acharem inadequado. Quando além da cabeça os ombros conseguem vir a tona a vitória é ainda mais bonita e quando se consegue sair do buraco e caminhar sentindo o Sol batendo no rosto ai é algo tão digno de nota, que a emoção aflora de forma inapelável. A música tem este condão, o esporte também, mas é a música (ao menos para mim) que faz emoções surgirem de forma tão única que só nos resta extasiados aplaudir de pé a vitória de alguém que a sociedade considera  ninguém.

É triste ser ninguém. É mais triste ainda ser ninguém porque os que convivem com você decidiram assim. A mágoa, a dor, a tristeza que situações assim podem trazer podem marcar uma vida toda com cicatrizes que nunca se vão apenas porque não se é suficientemente bom para o mundo em volta. O som ao redor dos derrotados pode ser ensurdecedor porque é feito de risadas, muxoxos, meias palavras ditas a meia altura, ironias, enfim. pequenas torturas diárias que os derrotados carregam consigo. Quando um derrotado vence, ainda que seja apenas porque 4 pessoas lhes concederam quatro avaliações favoráveis. Eu choro. De felicidade. E amoça do vídeo abaixo, eu queria ter abraçado e muito, para que ela não precisasse ter se abraçado na mais completa solidão, ainda que cercada de pessoas.



É isso.

Ouvindo: Emma Jones e sua brilhante interpretação de "Ave Maria"

Nenhum comentário: