quinta-feira, 19 de maio de 2016

Os Cabelos de Dana Scully


Como assim Dana Scully não é 100% Ruiva? Como assim usa, (ou usava) tonalizante para manter as madeixas lindas? O que acontece com as mulheres? Sempre nos ludibriando com algum truque que quando revelado lhe faz a pretensa beleza cair por terra... Por que? Para que? Que deselegância de Gillian Anderson! Depois reclama porque ganhava menos que David Duchovny...  Merecidamente!!! Enganava seus fãs com seu pretenso ruivo pretenso que agora descobri ser mantido a base de tonalizante.

Comprei as temporadas de Arquivo X. Todos os boxes. Assistia com real deleite e satisfação até que Graziela me alertou para as variações de cor entre um episódio e outro no cabelo de Scully e me disse que seu tom ruivo meticulosamente pensando para enganar trouxas como eu era conseguido a base de tonalizantes específicos. Oi? Como assim? Tonalizantes? Para que? Porque?

Scully, o contraponto  nem tão contraponto assim de Mulder era a verdadeira razão para eu assistir The X Files. Eu gostava de sua segurança titubeante, de suas certezas tão incertas, de sua total dependência de Mulder  e  do amor incondicional que nutria por ele. Scully o questionava, mas o seguia. Era protegida, mas protegia, era falante, mas sempre o ouvia.

Mas eu gostava também de seus cabelos ruivos. Pessoas ruivas chamam a atenção,. isso é fato e quando são agentes do FBI, Médicas legistas e  se chamam Dana Scully (que nome do cacete, de legal, vamos falar a verdade) ficam ainda mais chamativas. Hoje, após saber a dura realidade dos tonalizantes (seria um Tonaligate?) comecei a rever a segunda temporada com um travo de amargura boca. O primeiro episódio, icônico, fantástico, um dos melhores de todas as temporadas (Little Green Man) se tornou ontem a noite em uma perturbadora sessão de desconstrução do seriado. Me senti o tempo todo enganado, falseado, como se a verdade estivesse lá fora o tempo todo e eu não quisesse me confrontar com ela. Como poderia, afinal de contas, Scully ter cabelos tão perfeitos sem os malditos tonalizantes?

Sem eles ela seria apenas mais uma ruiva normal, sem gracinha que se perde na multidão e pode no máximo ser chamada de "menina fogueira". A verdade, meus caros é que os cabelos de Dana Scully foram a maior farsa de The X Files. Só falta agora descobrir que William B Davis não era fumante e seus cigarros eram todos cênicos para a série ser a maior mentira da história recente da TV.

Estou revendo de forma emputecida a segunda temporada de The X Files. Oa que seria um prazer se tornou em ruína, pois só  penso no tonalizante fajuto que Scully usa para os seus cabelos se manterem com um ruivo perfeito. Mulheres sempre tem seus truques de beleza, admito. Mas mulheres agentes do FBI deveriam se preocupar mais com a verdade que esta lá fora.

É isso.

Ouvindo: Foo Fighters


Nenhum comentário: