segunda-feira, 16 de maio de 2016

Vitor Belfort, sua derrota e o Brasil, um país de toscos


Não sou o maior fã de MMA que existe. Não perco meu sono para ver homens ou mulheres se estapeando, primitivo é a palavra mais elegante que tenho para exprimir o que penso do MMA. Primitivo, tosco e por ai vai... Mas enfim, cada um sabe do que gosta e se tem gente que fica mesmerizada em frente a TV assistindo dois adultos se socarem, por mim tudo bem.

Vitor Belfort é um dos grandes do MMA. Mais que isso é um atleta de ponta. Se tomou substâncias proibidas ou não não entro no mérito, até porque isso é regra entre os atletas de ponta, os que não tomam são ET´s. Existe muita hipocrisia concentrada no assunto doping e este não é o foco do post, apenas não da para falar de Vitor, sem falar de doping, mas a grande questão é sua última derrota e como os "fãs" do "esporte" lidaram com isso.

Todo o histórico vitorioso de Vitor foi jogado na latrina e isso vem muito do fato de o brasileiro ser tosco em sua essência. Tal qual o futebol, o volley, ou qualquer outro esporte, o MMA é um esporte onde se ganha ou se perde. Derrotas são tão naturais quanto vitórias e mensurar se um atleta é de excelência ou apenas mais um na multidão é um exercício relativamente simples, basta escrutinar o número de vitórias e confronta-los com as derrotas. Quanto mais vítórias, evidentemente maior é o seu status e neste quesito, Vitor tem muito o que apresentar. Um cartel vitorioso, com vitórias inclusive sobre ícones do MMA.

Por outro lado, Vitor teve derrotas também acachapantes como no caso da derrota para Anderson Silva, que perdeu também de forma humilhante para outro oponente que nem me lembro o nome. Tal qual na NBA, para ficar em um exmeplo, o MMA vive de dinastias e Vitor teve sim a sua. Acontece que Rei Posto, Rei Morto. E Belfort, foi posto de lado e agora clamam pelo fim da sua carreira os mesmos que menos de um mês atras criam em uma sobrevida para ela em caso de vitória contra Jacaré.

É sempre para mim triste ver um campeão perder e mais triaste ainda ver que seus fãs não sabem lidar com isso,  buscando logo em seguida outro alguém, para cultuar. Embora como eu já tenha dito o MMA para mim não passe de um esporte primitivo calcado em regras frágeis e pouca elegância, ou melhor, em elegância nenhuma, Vitor Belfort merece mais do que a proclamação do fim de sua carreira. Merece honrarias, merece os elogios que sempre teve, pois a vida  e não só o esporte é construída de vitórias e derrotas e perder, ainda que da forma brutal como foi  sua última derrota não é motivo de vergonha. O oponente estava em uma noite melhor, melhor preparado e fez valer estes detalhes para sair vitorioso. E dai? Acontece.

A tosquice do povo brasileiro e sua sanha em ter esportistas que nunca perdem por mais impossível que isso seja é uma daquelas características de um povo que não cresceu ainda, juvenil no trato com questões que tenham um mínimo de profundidade. Que pena que ainda sejamos desta forma.

É isso.

Ouvindo: Rita Lee

Nenhum comentário: