domingo, 12 de junho de 2016

Sobre o comercial "The Cliché" da Heineken e de como ele é um dos melhores de todos os tempos.



Para a propaganda brasileira cerveja é sinônimo de mulher pelada e se comportando como uma presa fácil as investidas masculinas. Via de regra é assim e não adianta afirmar ao contrário.  Não existe a menor criatividade em terras Tapuias quando o assunto é fazer o brasileiro tomar (mais) cerveja.

Dai vem a Heineken que a tempos só faz propagandas brilhantes e não usa mulheres peladas (ou quase) e faz o comercial definitivo: "The Cliché". E o que me enche mais ainda de orgulho é que foi uma criação brasileira. Sim, eu disse orgulho.

Quebrar a mesmice nunca é fácil. Ainda mais quando é o mais do mesmo que impulsiona as vendas de determinado produto ou segmento. Quebrar regras, paradigmas e fazer diferente é uma tarefa para poucos e ainda mais difícil de ser tomada quando a dois anos atras a marca foi acusada de machismo exatamente por um comercial também destinado a final da Champions League onde mulheres iam comprar sapatos na hora da final.

Pouco importa se a marca usou atores para fazer o comercial, uma vez que este tipo de ação precisa ser muito bem executada não vejo problemas. A saber: dois casais eram de atores e um casal não era ligado a nada do mundo das arte e simplesmente amavam o futebol. Claro que a Publicis Brasil, agência responsável pelo comercial pode ser acusada de manipulação, de "falsa pegadinha" e o que mais se quiser acusa-la, mas de verdade, o que eu vi foi um comercial sensacional que quebrou regras, fez as mulheres peladas da Itaipava parecem umas imbecis e comunica uma marca se posicionando de forma brilhante sobre a necessidade de se tratar homens e mulheres de forma igual, sem os velhos clichês que dizer que mulher não gosta/não entende futebol e ainda empareda o homem quando ele quer assisti-lo.

Claro que o título do post talvez seja um enorme exagero, afinal muito comercial bom já foi produzido não só no Brasil, mas no mundo, mas toda vez que um comercial tratar mulheres de forma descente, digna, sem vulgariza-las rebaixando-as a meros corpos nus que não servem para nada além de vender suas marcas, vou bater palmas de pé.

Podemos sempre procurar defeitos em coisas boas e vamos acha-los uma vez que nada é perfeito, mas este comercial nos mostra que existem diversos caminhos a serem seguidos para comunar com leveza e graça uma marca e seu produto.

Parabéns ao pessoal da Publicis, que criou e da Heineken que aprovou um comercial de cerveja que ficará para a história e que sobretudo celebou a inteligência e bom gosto.

É isso.

Ouvindo: Skank

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