quarta-feira, 13 de julho de 2016

Carta para Rafaela



Hoje você faz 16. O tempo passa muito rápido não? Ontem eu te jogava para o alto e aparava a sua queda sorridente. Você confiava cegamente no que eu dizia e fazia. Eu era mais alto e forte do que você podia imaginar possível e hoje temos a mesma altura. Eu cantava para você e você se acalmava. Se eu cantar hoje para você, provavelmente você sairá correndo. Mas a vida é assim.

Sua maior virtude, filha amada, é ser jovem. Seu maior defeito, também. Paradoxal não? Suas juventude joga a seu favor mas te faz querer correr. Quer um conselho de quem te ama? Não corra. Ande rápido, mas não corra. Pense alto,  sonhe, realize. Antes eu guiava os seus passos, agora só posso seguir você bem de perto pra caso você pegue um desvio errado na estrada eu esteja lá para te socorrer. E eu estarei, pode ter certeza.

No  entanto, a cada dia que passa, os seus caminhos serão traçados por você mesma filha. O certo, o errado, o bem e o mal, se antes eu podia segundo os meus critérios mostra-los a você, hoje cada dia mais é sua responsabilidade defini-los como conceitos seus e usa-los para ser uma pessoa de bem e do bem.

Não estou mais a seu lado, ando um pouco atrás, sem jamais perde-la de vista e principalmente pronto a interceder por você em caso de necessidade. Você vai ser uma mulher brilhante, eu sei disso. Seu gênio difícil, sua falta de paciência tão típica de sua idade, sua coragem em pensar como pensa, sua firmeza de caráter tão precoce, tudo isso eu sei moldarão uma mulher que saberá se colocar no mundo em que vive.

Você não nasceu, Rafaela, para perder ou ser figurante. Nada disso. Seu papel é de protagonismo no que escolher fazer, não porque você seja minha filha e eu esteja sendo tendencioso, mas porque você brilha, transcende a mediocridade reinante em muito. Mas sabe de uma coisa? Você não pode se embriagar em suas virtudes. Virtudes podem nos arruinar filha caso se transformem em meras características embebidas em vaidade. Não deixe a vaidade te dominar. Busque a excelência, busque ser excelente, mas sempre sabendo que todos tem o seu valor e todos  merecem respeito assim como você também merece.

Grite, chore, de risada, emociono-se. Cultive poucos porém leais amigos. Faça da lealdade as pessoas que você ama e confia e que confiam em você a sua  mais marcante característica. Deixem falarem o que quiserem a seu respeito, mas tenha uma vida em que não possa falar de seu caráter, de seus valores. Seus valores tem que ser mais importante do que seus bens. Não os venda, não negocie de forma alguma o seu credo mas construa um credo baseado na bondade e noa amore tudo o mais automaticamente se encaixará.

Você terá defeitos como qualquer pessoa. Você  já os tem filha. Não deixe no entanto que eles sirvam de muleta para comportamentos inapropriados. Não permita que suas fraquezas sejam maiores e mais aparentes que as coisas boas que você tem dentro de si. Se machucar alguém, de que forma for, peça desculpas. Seja grande e peça desculpas. Não se envergonhe se tiver que fazer isso.

No mais, filha minha tão amada, tenha uma vida boa, evolua, procure servir mais do que ser servida, procure doar mais do que receber, procure amar mais do que ser amada, procure a paz e ela te encontrará. Conte comigo, conte com meu amor incondicional e incondicional aqui não é figura de linguagem. Eu amo você acima de tudo e jamais estarei longe de você. Você é o melhor pedaço de mim, o que realmente fiz de bom na vida, talvez a única coisa boa que tenha realmente feito. Tenho orgulho de ser seu pai. Deus foi bom comigo, no dia que me deu você.Durma em paz.

É isso.

Ouvindo: Cat Stevens (Yusuf Islam)

Nenhum comentário: