domingo, 28 de agosto de 2016

O Silêncio


As vezes é preciso manter firme suas posições sabe? Porque eu penso que se tenho convicções de minha crença é necessário defende-las, é preciso pagar o preço se for preciso seja ele qual for. Não se pode vender convicções, não se pode fazer corretagem de princípios, pois são eles que regem a vida. Sem princípios, quem eu sou?

No mundo, louco mundo que vivemos, ter convicções e sobretudo princípios é pedir para ter problemas. Há de ser político antes de mais nada, é necessário ser "maleável", ter diversas opiniões sobre o mesmo assunto. Pensar de forma coerente e homogênea é o caminho mais curto para ser tachado de radical, intolerante, obtuso até. Defender o que é certo apenas porque é certo, sem visar benefício próprio virou maluquice. A vida, neste mundo louco esta cada dia mais complicada.

Tenho tentado permanecer calado, falar o mínimo possível, não externar o que eu penso pois isso além de prudente pode me evitar muitos aborrecimentos. Não quero mais comprar brigas que não são minhas, não quero ser visto como o criador de casos porque venho aprendendo a base de muita porrada que ser resoluto no que se pensa, buscar o que é correto, ser firme e não dar margem para manobra no sentido de mudar o que penso apenas para ser político não me faz ser percebido como alguém com firmeza de caráter e sim como um trouxa.

Não vou, de forma alguma, mudar minha forma de pensar e mesmo de agir, mas penso que o silêncio pode me trazer menos dissabores,diminuir a fadiga, e é evidente que um pouco de introspecção não faz mal a ninguém. Minhas opiniões não precisam ser conhecidas por todos, a forma apaixonada de defende-las dará lugar a uma sutil e breve argumentação que cessará assim que eu detectar alguma possibilidade de  confronto. Não quero mais comprar brigas e muito menos as quero de graça. O silêncio me poupará de sofrer,

Eu acredito na força das palavras, mas essa força não anula a força de uma mudez obsequiosa, imposta por mim mesmo e que é claro será trabalhada aos poucos. Não tenho pó de pirlimpimpim para uma mudança imediata e o trabalho de mudar a sim mesmo é hercúleo, mas pode ser igualmente compensador.

Mudanças nunca são fáceis, muito pelo contrário. Requerem um nível de disciplina que eu não tenho mas que preciso me forçar a adquirir. Eu sei quem eu sou e sei que sou uma pessoa do bem, mas não sei comunicar ao mundo isso. Vou continuar não comunicando porque embora acredite na eficácia do marketing pessoal, não o quero como instrumento a ser utilizado em minha vida. Não me faz bem, não me agrega.

Quero estar bem comigo, quero conservar a minha paz interior e me sentir honesto e integro diante de mim mesmo e percebi finalmente que o silêncio vai me ajudar a ter essa paz. Que Deus me ajude.

É isso

Ouvindo: Maria Callas

Nenhum comentário: