domingo, 2 de outubro de 2016

Sobre O Último Capítulo de "Velho Chico"



Velho Chico marcou a história da TV brasileira. De forma indelével ficará na memória dos que gostam de uma história bem contada. Não existiram concessões em Velho Chico. Não foi uma novela levada a termo por grupos de pesquisa. Se manteve fiel ao que foi proposto e se mudanças houveram, não foram implementadas para descaracterizar a novela e sim para melhora-la. Novelas são uma obra aberta e é preciso entender que dificilmente elas chegaram ao final na estrita forma que foi imaginada, mas Velho Chico não foi tutelada e isso é cada vez mais raro.

Claro, existiram momentos de modorra como em qualquer novela. Imaginar que uma novela, essa coisa esquisita que dura oito meses e tenta mesmerizar milhões em frente a TV não vai ter escorregões é algo de uma ingenuidade ímpar. Mas mesmo a modorra de Velho Chico é melhor que os mais eletrizantes momentos de suas últimas sei lá, 20 antecessoras.

Mas para mim o que contou mesmo foi o último capítulo. Novelas tem por hábito entregarem últimos capítulos abilolados, desconexos as vezes, que frustram seus expectadores de forma até aviltante. E Velho Chico entregou um último capítulo triunfante. Quase perfeito, irretocável tanto na forma quanto no conteúdo. Simplesmente me fez ficar de olhos grudados na TV e amaldiçoar os intervalos comerciais. Singelo, sensível, tocante e com atuações que estão entre as melhores que já vi.

O que falar de Antonio Fagundes de quem sou fã basicamente por "Morte Acidental de Um Anarquista", uma peça simplesmente perfeita que ele encenou. Suas cenas finais foram uma aula de interpretação! Cristiane Torlone, uma atriz apenas ok, se superou e transformou-se na prova viva que um bom texto engrandece demais o trabalho de um ator.

No entanto, um parágrafo todo se faz necessário para falar de Marcelo Serrado. Sua versatilidade se provou de forma inequívoca e inconteste nesta novela. Seu personagem transitou entre o trágico e o cômico (ao menos para mim) de forma magistral, de longe, o melhor ator da cia bela que trabalhou em Velho Chico. Trejeitos, maneirismos, tom de voz, figurino, tudo contribuiu para construir um personagem que ficará na memória por muito tempo. Para mim,  a comparação que me vem a mente é a do Coringa de Jack Nicholson que eclipsou o Batman do pateta Michael Keaton de forma avassaladora. Claro que aqui, Serrado teve atores a altura de seu talento e o duelo de interpretações foi muito mais difícil, mas ainda sim se sobressaiu de forma muito, muito imponente! Parabéns,  Marcelo Serrado.

Tudo em Velho Chico caminhou de forma brilhante no decorrer de toda a novela e seu final poderia ter sido um desastre sem precedentes. No entanto o trabalho coeso dos atores, a direção segura de Luís Fernando Carvalho e o texto fora de série de Benedito Ruy Barbosa e equipe transformaram Velho Chico na melhor novela do Século 21 até aqui e seu último capítulo em algo memorável, marcante. Como dizemos na corretagem, "Parabéns a todos os envolvidos!

É isso.

Ouvindo: Mutantes

Nenhum comentário: