segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

grupo vokalyse e sua capa absurdamente bela





esta é a capa de um cd de um grupo vocal do interior de sp (sorocaba) criada pelo meu amigo anderson novais. anderson é um artista de refinada sensibilidade e quando o deixam trabalhar entrega um resultado final sempre surpreendente e belo de se ver. eu amo capa de cds. sei que isto está chegando ao fim e pra ser sincero amava mais ainda as capas dos antigos lp's, com seu tamanho imenso e igualmente imensas possibilidades de fazer a arte florescer. os cds, com suas dobras também oferece muitas oportunidades para o bom artista e o anderson aproveita todas. de forma brilhante.

claro que as vezes o seu trabalho fica limitado ao que o cliente entende por arte e dai saem projetos nada mais que medianos, afinal a vaidade muitas vezes impede o cliente de admitir que nem todos nascem com sensibilidade artística e é sempre melhor se guiar por quem entende. mas enfim, o que gosto neste capa que a faça merecer um post?

 antes de mais nada o despreendimento das pessoas do grupo que entenderam que uma capa com todos os integrantes na capa ficaria algo sem graça e com margem quase nenhuma para criatividade. ao aquiescerem com a ideia de ter algo visualmente belo e delicado emoldurando o seu trabalho, acertaram na mosca já na saída.

anderson acertou em cheio quando optou por uma paleta de cores baseada em tons pastéis. passam a suavidade necessária para se colocar uma criança no centro da capa sem esconde-la pelo excesso de cores ou evindencia-la pela falta das mesmas. ao contemplar a capa, percebe a equilibrada harmonia que foi construída através da escolha das cores certas.

também contribuiu em muito,  a escolha de objetos "vintage" na composição do cenário que além de dialogar com o estilo charmoso proposto para a arte não deixou ambiente entulhado de informações visuais desnecessárias que em nada contribuiriam para um resultado final agradável como o conseguido.

um detalhe que talvez pareça "bobo" mas que contribuiu ao meu ver de forma definitiva para a beleza da capa foi a escolha das fontes. a escrita tanto do nome do grupo quanto do título do cd emprestam leveza, elegância e são inseridas no local correto dentro da arte. nada de enquadramentos metidos a besta, fontes sem sentido., um trabalho simples e exatamente por este motivo, muito bonito.

o figurino da "modelo" é um capítulo a parte também. simples, sem firulas e de uma felicidade ímpar.  a foto de perfil evitando o close fácil e desnecessário, entrega a beleza da garota sem explicita-la de forma desnecessária. mais um entre tantos acertos.

dois toques finais precisam ser mencionados. o megafone que a menina segura esta ali com se dissesse: "veja bem, por trás de toda a delicadeza do visual, a um conteúdo forte, poderoso, que precisa e será proclamado, então atente-se as músicas e as letras e as escute em alto e bom som". piração minha? talvez? mas é isso que ele, o megafone, me disse.

a claquete compondo o cenário, é a cereja do bolo. lembra, ainda que de forma inconsciente, que um trabalho de rara beleza como esse com um resultado tão bom, precisa ter uma direção de arte segura, que sabe o que faz. amei!

parabéns, anderson novais!  parabéns grupo vokalyse! que este trabalho cumpra de forma brilhante o seu papel de levar a mensagem do evangelho a lugares onde vocês não chegariam de outra forma. Deus os abençoe pela iniciativa e assim que for lançado, deem um feedback de onde posso encontrar para adquirir.

é isso.

ouvindo: Felipe Valente (porque não tenho nada do vokalyse aqui para ouvir)

Nenhum comentário: