domingo, 23 de abril de 2017

rodrigo caio e o fair play


a muito tempo me desinteressei completamente por futebol. não por não gostar do jogo, muito perlo contrário, mas por não suportar ver o futebol brasileiro, sem dúvida o  melhor do mundo ser tratado de modo tão amador e ver seus dirigentes terem o "topete" de posar como profissionais.

temos campeonatos absolutamente mequetrefes, um calendário que é grotesco e federações que são peças de ficção pois batem continência todas elas para uma confederação que é uma piada. é triste, mas assim é que é o futebol brasileiro e por estes motivos e vários outros troquei a muito tempo a bola redonda pela oval, onde o campeonato tem um calendário enxuto e por este motivo emocionante e o que se entrega é um produto empolgante e bonito de ser ver.

mas não é de nfl que quero falar e nem da falência do futebol brasileiro. quero falar sobre a bela atitude de rodrigo caio, do spfc que ao ter o fair play que se espera de todos os jogadores e na verdade se espera de toda pessoa de bem seja jogador de futebol, seja médico veterinário, foi motivo de "polemica" no meio do futebol e fora dele também.

não existe ao meu ver polemica alguma em ser honesto e ter uma conduta proba. é o que todos deveriam ter. mas para alguns, como o notório felipe melo, jogador de conduta sempre questionável, o que se quer é acabar com o futebol. como assim? primeiro, meu caro melo, o futebol no brasil já acabou a anos, e segundo, atitudes como a de rodrigo caio talvez pudessem ser um sopro de vida ao esporte bretão no brasil. mas não na visão de melo, que não esta sozinho neste olhar obtuso e torpe. para a maioria dos jogadores, o que vale e a vitória, ainda que ela venha acompanhada de um não merecimento evidente porque para esses jogadores, o esporte nada tem a ver com paixão e sim com dinheiro.

claro que todos eles tem que ganhar o seu salário, isso é evidente,  mas sacrificar valores desonra antes de mais nada a instituição que se esta defendendo. levar vantagem em um lance capital de uma partida pode ser bom para o time naquele momento mas passa uma mensagem absolutamente equivocada para seus torcedores, principalmente os torcedores mirim. claro que esperar que melo, uma pessoa de parcos recursos intelectuais e despreparado para quase tudo que não seja chutar uma bola não vai entender a dimensão das baboseiras que prega, mas ao menos nem tudo esta perdido quando se tem em rodrigo caio um exemplo a ser seguido.

claro que é do jogo quando um juiz inadvertidamente inverte uma falta, marca um impedimento errado ou coisas do tipo, mas ser do jogo não significa que esta certo. ao contrário, significa que o jogo precisa de uma revisão em suas regras e da forma como ele é conduzido. precisamos de um debate sério que traga a baila o quão injusto pode ser o futebol para quem o assiste e para quem o joga. dizer que a "graça" do jogo são os erros que acontecem enquanto ele é disputado equivale a dizer que legal mesmo é ver acidentes e mortes na formula 1.

o futebol no brasil precisa urgente de uma mudança de postura das pessoas que o comandam. ele precisa ser pensado como produto para a torcida, não como um meio de eleger seus dirigentes a cargos políticos até porque não da pra aguentar gente como andres sanches como deputado federal. chega a ser nauseante. o futebol também não pode encher os bolsos de sues dirigentes enquanto os clubes empobrecem.

rodrigo caio esta de parabéns! ser diferente não é fácil, mas se for para ser honesto, para passar uma mensagem positiva ao torcedor que seja tão difícil quanto tenha que ser. o futebol agradece! rodrigo caio, você tem meu total respeito e o de muitos torcedores também!

é isso.

ouvindo: vpc

Nenhum comentário: