segunda-feira, 21 de agosto de 2017

13 reasons why


antes de mais nada, porque todos naquele seriado tem os lábios da mesma cor??? um tom rosado esquisito... será que é a água da cidade? enfim, sejam negros, brancos, ou orientais, todos tem a mesma cor de lábios, algo praticamente impossível de se acontecer, mas este é apenas um dos inúmeros problemas da série que se pretende ser muito mais que um simples entretenimento rápido e sem maiores consequências. 13 reasons why quer salvar o mundo. ao menos o mundo adolescente, e neste afã, se torna tão chata quanto seu público alvo.

claro que existem qualidades incontestes na série, começando pela atuação irretocável de todo elenco, a maioria composta por iniciantes, uma decisão absolutamente acertada da produção. o fato de se pretender assustador e em alguns momentos o ser de fato, também conta como um acerto,  a fidelidade em retratar o universo vazio e sem sentido em que adolescentes ao redor do mundo e não apenas no ensino médio americano vivem.

não existe no entanto, e ai reside a primeira grande falha da série, um cuidado com o  ritmo narrativo. a oscilação pode até ser feita para agradar o público alvo tão oscilante quanto, mas prejudica  a quem já é adulto e  busca fluência e em muitos momentos, coerência nos acontecimentos retratados. existe uma falta de sintonia entre o proposto e a realidade e falar de um assunto tão sério e provocativo como estupro por exemplo, exige muito mais que a simples superficialidade com o qual a série o retrata. ok, estamos falando de adolescentes e de como eles não tem noção da seriedade e consequências de muitos de seus atos, mas os "adultos" tão distantes e muitas vezes descompensados quanto os jovens, fazem a série parecer contar apenas com um amontoado de pessoas sem noção e perspectivas sérias sobre o futuro, seja o seu próprio futuro, seja o dos seus filhos, seja dos estudantes aos quais eles tem total responsabilidade no período escolar.

em 13 episódios, praticamente não existem momentos de relaxamento e diversão e por mais que se esteja falando de assuntos pretensamente pesados, é praticamente impossível viver dessa forma. todos os jovens da série praticam ente são chatos, não existe um núcleo divertido, de pessoas legais, leves que existem até em zonas conflagradas, menos na escola onde todos tramam contra todos e ninguém consegue ser minimamente solar. a série se pretende tão especifica ao retratar a vida dos adolescentes como sem sentido, que eu mesmo em alguns momentos pensei que talvez apenas drogas, bebidas e por fim suicídio pudessem ser a salvação da humanidade como um todo, uma vez que ninguém se sente feliz ali.

13 reasons why além de ser mórbida e foribunda (se não sabe o que significa furibunda, para de ler o texto, você não o merece) em muitos momentos não oferece saída a vibe negativa que a cerca. não existe um contraponto a fragilidade emocional de hannah baker e seus pais abilolados e ausentes que se preocupam apenas com um negócio falido sem ver o que se passa com a filha. além disso, hannah, ao fazer as 13 fitas (vamos lá, alguém realmente acredita que um adolescente desta geração vai de fato se dar ao trabalho de usar fitas k7? o que era pra ser diferente, foi apenas bobo) quis apenas vingar-se, não contar sua história. adolescentes podem achar com uma boa dose de condescendência que hannah gravou as fitas apenas para contar sua história, mas por favor! claro que o componente maior é a vingança.

por fim, e ai se dá o maior problema da série, ela vê o suicídio como "opção", como um lenitivo para os problemas, quando claramente não é assim que a realidade acontece. infelizmente existe sim, todo um glamour na atitude de hannah baker, ainda que a série tente ser leniente com suas atitudes e contextualiza-las (e assim reduzi-las) a simples reações de uma pessoa agredida física ou verbalmente por outra. hannah em momento algum busca lutar contra seus algozes e muitas vezes busca estar perto deles. será que os produtores da série realmente acham que super explorar o quanto hannah foi massacrada pelos seus colegas de classe vai ajudar os expectadores que passam porn situações parecidas ou mesmo análogas a lutarem por si mesmos? claro que não! a série só falta piscar na tela imagens dizendo que suicidar-se pode ser sim uma saída

como entretenimento para pessoas sadias mentalmente 13 reasons why funciona muito bem, porque 15 minutos depois ninguém esta pen sando mais no assunto e tem atuações honestas. como ajuda para jovens com sérios problemas de relacionamento, a série pode pura e simplesmente agravar o quadro. ou faze-lo imitar  a tal hannah baker.

é isso.

ouvindo: Beatles

Nenhum comentário: