quarta-feira, 9 de agosto de 2017

cartas de um diabo a seu aprendiz o livro que c.s lewis dedicou a tolkien


c.s lewis não gostou muito deste livro. dedicou-o a tolkien e ele igualmente não o digeriu da melhor forma. estou lendo agora, um crime eu não ter lido antes, li tanta porcaria e não li esta pérola... mas enfim, agora estou lendo e conforme me aprofundo na leitura, são pouco mais de 200 pgs uma leitura agradável que em 3 sentadas no máximo terei concluído, percebo o porque estes dois exímios escritores não gostaram da obra.

cartas..., não é um livro fácil, de leitura simples. sim é agradável, como disse acima, mas requer atenção, requer sobretudo reflexão, afinal é um "coisa ruim" master falando para um "coisa ruizinha" em formação e c.s lewis desnuda em grande  medida o âmago da alma humana. fitafuso, "coisa ruim pleno",  é levado pela pena cheia de verve e ironia  de lewis a dizer  de forma tranquila, as vezes at´[e cândida as maiores barbaridades as quais nós seres humanos somos capazes e o faz de forma tão sutil, que em uma primeira leitura tudo parece sem muito significado, brincadeira leve até que uma leitura mais atenta percebe o quanto o leitor esta sendo desnudado, o quanto a fala de fitafuso é universal, não servindo apenas ao "paciente", assim ele chama o homem a quem vermebile, o "coisa ruinzinha" tenta durante todo o livro levar a perdição e posterior danação eterna.

fitafuso fala do "paciente" mas esta falando de todos. nós humanos que ele jocosamente chama de anfíbios,  por sermos metade espirito e metade humanos, temos em sua visão, tudo o que de ruim e rasteiro existe e ele não entende como "inimigo" sim,  ele chama Deus de "inimigo" é ou não é uma sacada genial? pode se apiedar tanto de nós. e creio eu, em minha humilde opinião que conforme a pena avançava, lewis ia se incomodando com o resultado e claro, sabia ele também que tolkien se incomodaria. não é fácil para um ser humano ver-se tão exposto ainda que ele mesmo esteja se expondo.

tolkien por seu turno, certamente não se sentiu confortável ao ler todas as verdades expostas por lewis de forma implacável e em cartas ao "daily telegraph" praticamente renega o livro, dizendo que a dedicatória de levis foi sem autorização de sua parte, como se lewis precisasse de tal autorização...  o livro é uma obra prima de lewis,  e gostando ele ou não do resultado, merece a leitura, alias ela deveria ser obrigatória a quem busca entender os mistérios da espiritualidade x materialismo e de como podemos entender melhor estes mistérios.  cartas é um livro enxuto, necessário e me divirto ao saber que tanto o seu autor quanto a quem ele dedica a obra o refutem de uma maneira ou outra. é um livro do qual não da pra falar muita coisa, é preciso ler e absorver a poderosa mensagem  ou melhor, as poderosas mensagem com a qual lewis nos brinda. vale dizer que ele se encontra disponível para leitura grátis pela internet, mas nada substitui o prazer de ler o livro físico,. toca-lo, guarda-lo e depois pega-lo novamente. não custa nem 50 dinheiros brasileiros e da um retorno infinitamente maior.

é isso.

ouvindo: bruna karla

Nenhum comentário: