domingo, 22 de outubro de 2017

Facebook, Razão da Minha Preguiça



Antes de mais nada,  eu gosto do Facebook. Gosto mesmo. Acho uma excelente ferramenta tanto para interações pessoais como profissionais. mas tenho usado o mínimo possível. Antes todo dia colocava músicas, frases, pensamentos, conversa com pessoas, enfim, interagia. De algum tempo para cá, desencanei completamente e entrar lá me causa uma preguiça absurda.

As pessoas não sabem usar o Facebook, essa é a verdade. Eu mesmo, muitas vezes o uso de forma inapropriada e por este motivo tenho procurado usar com parcimônia. Apenas aviso que tem postagens novas para os otários que insistem em ler o que escrevo (não me entendam mal, perder tempo lendo as bostas que escrevo faz qualquer um otário pelo tempo da leitura, depois tudo volta ao normal e a pessoa deixa de ser), posto uma ou outra música que ninguém dá a menor bola, porque afinal música de qualidade quase ninguém gosta e não se trata aqui de dizer que gosto é gosto, existem parâmetros bem claros quando falamos de música para dividir arte de esterco. Enfim, tenho usado pouco o Facebook e isso não altera em nada a minha vida.

Mas o que me causa preguiça no Facebook é a dicotomia do discurso de 90% das pessoas que conheço. Eu me espanto, de verdade e penso muitas vezes que tenho um péssimo senso para compreender as pessoas porque a mesma pessoa que conheço ali no dia a dia é completamente diferente da pessoa da rede social. Cheios de frases de efeito, de posturas tão tão corretas de um apreço inquebrantável pela verdade e pela justiça e quando confrontadas com quem são nem ficam vermelhas de vergonha com a diferença entre discurso e postura real.

Verdade seja dita, existem pessoas que são o que são independente de rede social, minha mulher, Graziela, posta apenas do que acredita e gosta, não tenta ser a mais bacana do universo e isso me orgulha extremamente. Mas não consigo pensar em mais de cinco pessoas que são assim ali e olha que eu tenho menos de 300 pessoas na lista de "amigos". Outra coisa que me incomoda é esse negócio de chamar de amigos, pessoas que mal conheço e estão no meu face sei lá porque. amigos? Por favor né?

Me incomoda a capacidade de pessoas de postarem sempre fotos extremamente felizes e serem tão mal humoradas. Posarem de liberais em seus posts e serem bastiões da falsa moralidade. Darem conselhos tomando por base modelos que não utilizam em suas vidas. Usarem de humor sem graça para sutilmente atacaram minorias das mais variadas, Pedirem orações pela Somália sem nem ao menos dobrar os joelhos pelos negros de lá. Por favor, alguém me diga onde vamos chegar com tanta hipocrisia?

Eu tenho pra mim que Mark Zuzu  se pudesse mudaria radicalmente o modelo da ferramenta que criou com Eduardo "Wardo" Saaverin. Deve sentir enorme vergonha alheia de muita coisa postada ali, mas o que manda hoje é o dinheiro e ese esta funcionando assim, deixa assim. Ao menos existe uma iniciativa para diminuir posts fantasiosos, aqueles com noticias mentirosas que a maioria dos suckers que utilizam a rede acreditam piamente. Se de fato isso ocorrer, já será um enorme alivio.

Agora, vou postar que mais está disponível para leitura e ver ao menos uns 200 trouxas correrem aqui para ler por conta de alguma auto punição e flagelo que se impõe. Pra mim, tanto faz.

É isso

Ouvindo: Heritage Singers

Nenhum comentário: