terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Saudades



saudade
au,a-u/
substantivo feminino
  1. 1.
    sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa ou um lugar, ou à ausência de experiências prazerosas já vividas (freq. us. tb. no pl.).


Saudade segundo o dicionário é um sentimento melancólico. Fodeu! Não posso eu ter saudades então ou sou uma definição ambulante de saudade, haja visto que a melancolia me habita a muito, muito tempo. Mas tendo a discordar um pouco desta definição de saudade porque se por um lado a saudade tem sim um travo de melancolia, por outro ela invariavelmente causada pela lembrança de bons sentimentos ou pessoas, então, existe sim um lado positivo em sentir saudade além de é claro ser um sentimento romântico por excelência.

Eu, intenso como sou, não sinto um pouco de saudade, eu sinto a saudade concentrada nas águas dos 7 mares, nas estrelas de multiplas  galáxias e ainda de quebra minha saudade é maior que o Alaska. Quando sinto saudades eu choro, grito sozinho, esperneio e depois me mantenho contemplativo, pensando na pessoa a quem minha saudade é direcionada e saudade n ão tem a ver com o espaço tempo digamos formal da maioria das pessoas, tipo " só foram, uma semana, um ano, não da pra sentir saudades" Só quem vive a dor de estar longe de quem se quer bem sabe como a saudade pode doer em questão de horas, minutos, segundos até. Saudades não se explica, se sente.

A saudade é irmã do amor. Esta intrinsecamente ligada a ele. O amor por algo ou por alguém. No meu caso, não amo coisas, por mais bacanas e valorizadas elas sejam, eu só consigo amar pessoas. Minha saudade vem delas, as pessoas e são poucas, pouquíssimas as quais dedico este sentimento. Meu amor é delicado e não é distribuído de forma leviana, desinteressada. A construção do afeto esta ligada no meu caso a tudo o que alguém me representa não por ter me feito algo, mas porque de graça, sem aparentes motivos alguém ganhou a minha atenção e passou a ser motivo de minha alegria. É isso! Sinto saudades de quem é motivo de minha alegria, de mais nada ou ninguém.

Aqui, uma canção que para mim ilustra a saudade de forma brilhante n a voz de Frank Sinatra. Ela é importante para a compreensão do que quero dizer


O comovente na saudade esta no fato de que ela não depende de que outra pessoa sinta o mesmo sentimento por quem sente primeiro assim como o verdadeiro amor não pede reciprocidade nem aceitação apenas o é, de graça, porque nasceu e tem que ser, tem que existir  e ser belo assim como as rosas são lindas em meio aos espinhos que machucam aqueles que desavidamente se aproximam dela. A saudade e o amor se ligam e criam um amálgama uma fusão tão perfeita que n ão se sabe onde começa um e termina outro.

Sentir  saudade e percebe-la como sentimento é obviamente para os sensíveis. Existem pessoas que passam pela vida sem sensibilizar-se ao ponto de sentir saudades e mesmo amor e sinceramente tenho pena delas. Nada é mais bonito do que um pensamento que fica dançando em torno de alguém e se recusa a sair de lá porque isso significa sair de perto da projeção dessa pessoa. A saudade é a cola que liga todas as emoções que se sente por alguém em algo tão uniforme, peça única da existência que merece ser sentida e sorvida em pequenos goles muitas vezes de amargura e solidão.

Sentir saudade é para os nobres, para os bons. Não é fraco quem sente saudade, quem sente saudade é forte, pois suporta a dor que ela lhe provoca com galhardia e a galhardia cai bem aos poetas e apaixonados. 

É isso.

Ouvindo: Frank Sinatra que tantas vezes cantou de forma linda a saudade...

Nenhum comentário: