quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Conversa Com Meu Pai. (Está Mais Para Um Monólogo)



Pai, como você está? Tudo bem? Minha mulher estava comentando comigo sore uma prima dela que escreveu um depoimento para o pai dela que morreu. Ela contava sobre ter se formado, aprendido a dirigir, coisas do tipo. Eu fiquei com isso na cabeça por dias, sabe? Mas não falei nada para ela e nem para ninguém porque dividir minhas emoções é algo que não sei fazer muito bem. Mas resolvi te escrever e espero que não se importe caso um dia ache este  blog e me reconheça como seu filho.

Bom, eu tenho 45 anos e estou vivo até aqui. Vou te confessar que não foi fácil Você nunca deu as caras e minha mãe era alcoólatra, ou seja, tive meio que me virar no mundo. Bom, eu fico pensando que se eu fosse mulher em um internato religioso e tivesse ficado grávida de alguém que fugiu eu também ficaria desgostoso da vida. Não sei se ao ponto de me tornar um bebum, mas vamos lá, sua atitude não foi das mais legais né? Enfim, eu me virei e venho me virando e não tenho tempo nem para pegar Febre Amarela nesses tempos de epidemia na minha cidade, quanto mais de ficar me lamentando por seu ligeiro sumiço.

Eu me tornei corretor de imóveis depois de fazer muitas outras coisas na vida que de uma forma ou de outra sempre estiveram ligadas a venda. Sou um vendedor nato. Você se orgulharia disso se me conhecesse? Espero que sim. Minha mãe te conheceu enquanto cursavam o Segundo Grau. Confesso a você que não estudei tanto assim. Na verdade, nem completei a quarta série primária. Eu queria aprender, não ser doutrinado e minha mãe, sempre com uns gorós a mais na cabeça não se importou com minha decisão. Fui viver minha vida. Fiz bem? Na verdade acho que  você esta pouco se fodendo com isso, caso contrário teria me procurado né?

Tive uma filha. Ela é linda, chama-se Rafaela e tem 17 anos. Você teria orgulho dela, Pai. Uma menina encantadora. Tão encantadora quanto difícil sabe? Ela é minha xerox emocional saca? Será que puxei algo a você? Do que conheço minha mãe, sou a xeros emocional ela, mas devo ter traços seus não acha? Esse negócio de paternidade é algo engraçado porque a gente se reconhece nos filhos sabe? Coisas que você nem imagina, nem falou com seus filhos e eles gostam tanto quanto você. A Rafaela por exemplo ama comprar roupas em brechó e eu simplesmente o fascinação por brechós desde sempre. Hoje mesmo estou usando uma camisa comprada em um enquanto escrevo. é bem louco isso porque eu nunca disse a ela, "olha, eu gosto de brechó, vai em um que você vai gostar também" Ela simplesmente  gosta, assim como gosta de ler, de pensar com a própria cabeça, enfim, minha clonezinha linda.

Pai, eu sou um cara feio. Digo de aparência mesmo, mas todos com quem falei e te conheceram fazem questão de dizer que você era um cara lindo. Será que nesse quesito eu te envergonharia? Ou como eu você não ligaria para isso? Somos pai e filho, mas não temos que pensar igual em tudo né? Cara, eu vou te confessar uma coisa, quando a Rafa nasceu eu queria ter contado para você na mesma hora. Foi o momento de maior orgulho em mina vida, quando eu fui mais feliz e pleno e não pude dividir com você. Uma pena. Mas vida que segue.

Pai, eu amo Opera! Amo! Será que você gosta também? Eu li, pai, mais de 3.000 livros, que eu me lembre e tenha catalogado. Isso é motivo de se orgulhar ou você me diria simplesmente " grande bosta!" Torço para o Santos. Você gosta de futebol? Eu gostei mais, confesso, mas virei um viciado em Futebol Americano. Será que você Curte. Eu curto séries americanas também. Minhas preferidas de todos os tempos por ordem de amor a elas são Friends, The West Wing e Criminal Minds, sendo que esta última tem uns episódios tão grotescos quanto emocionantes  e muitas vezes seguro o choro porque ela arrebenta com minhas emoções.

Pai, me tornei Adventista do Sétimo Dia. Você ainda é? Será que foi mesmo algum dia ou só estudava no internato por imposição de seus pais? Tanto faz para mim, porque hoje não sou mais Adventista, pai. Alias, entre minhas muitas confusões eu me sinto tanto um alguns dias e em outros eu sou quase ateu. Coisa louca né?

Pai, pra finalizar, como eu te disse, eu tenho 45 anos. Mas sempre que penso em você, volto a ser criança. Uma criança que precisa da aprovação do pai sabe? Pra tudo mesmo. Se um dia você por acaso ler este texto, seja a que tempo for, e achar que eu mereço conhece-lo, não se furte a oportunidade. Porque sabe de uma coisa? Eu trocaria muito do pouco que tenho pela oportunidade de ter uma conversinha com você de cinco minutos. Só para entender o porque de você me abandonar. Isso me gerou cicatrizes que você nem imagina. Eu queria saber se por acaso não foi um mal entendido, você pode ter sido sequestrado pelo Mossad, abduzido por Et´s e quem sabe, você tenha alguma espécie se não de amor, de um simples gostar um sentimento pequeno mesmo de consideração por mim. Isso já me bastaria sabe? Eu amo minha filha mais do que eu amo a minha vida mas não te peço isso. Peço apenas que goste um pouquinho de mim e já ta bom pra caramba.

Pai, eu vivo essa dúvida todos os dias de minha vida. Será que  você tem alguma afeição por mim? Morrer sem saber  seria muito triste, mas quero que saiba que mesmo sem te conhecer eu te amo, porque é isso que filhos devem fazer, amar seus pais. Há! na verdade, pelo gosto de minha mãe, eu me chamaria Dario, mas minha madrinha não deixou e escolheu Davi, que significa, "o amado" Poderia ser por você?

É isso

Ouvindo: Maria Callas

Nenhum comentário: