domingo, 8 de julho de 2018

Todo Meu Amor Por Johnny Cash


Impossível é para mim não amar ao Sr  Cash. Por todo o seu talento, por todas as suas músicas compostas ou pelos covers inacreditáveis que perpetrou sempre melhor que os donos legítimos das canções que  se dispôs a cantar neste formato. J. Cash forma para mim, juntamente com Michael Jackson e Whitney Houston o triunvirato mais importante da história da música americana em todos os tempos.

Muito mais do que um simples cantor e compositor foi o Sr Cash. Arruaceiro, bebum, viciado em boa parte da vida em todas as drogas possíveis e imagináveis ele teve um comportamento  dissoluto além de auto destrutivo na maior parte do tempo. Os relatos em sua auto biografia que certamente devem ter poupado muito da sordidez de seus atos são ainda sim de deixar o cabelo em pé de qualquer pessoa mais "certinha". J. Cash não era para pessoas que se consideram santas. Era o artista amado nas prisões, nos bares, nos prostíbulos e pasmem, nas cruzadas do homem de Deus Billy Graham.

Sim, Billy o convidada para as suas cruzadas juntamente com sua inseparável esposa June Carter Cash e ele deleitava-se em apresentar-se cantando seus standarts Gospel levando  estádios inteiros ao delírio e sobretudo a reflexão. Musicas como "The Man Comes Around" com sua letra seca e absolutamente inequívoca quanto ao que quer falar eram sua marca registrada quando o assunto era o seu sempre presente Cristianismo.

O Homem Vem Por Aí

E ouvi, como se fosse o som do trovão
Uma das quatro bestas dizendo
Venha e veja
E eu vi
E contemplei, um cavalo branco
Há um homem por aí anotando nomes
E ele decide quem livrar e quem culpar
Todos não serão tratados igualmente
Haverá uma escada dourada descendo
Quando o Homem voltar
Os pelos de seu braços vão se arrepiar
Com terror em cada gole e cada mordida
Você compartilhará daquele último copo oferecido?
Ou desaparecerá na terra do oleiro
Quando o Homem voltar
Ouça as trombetas, ouça as flautas
Cem milhões de anjos cantando
Multidões estão marchando para o grande tambor
Vozes chamando, vozes chorando
Alguns nascem e alguns estão morrendo
É o reino do Alpha e do Ômega que está vindo
E o turbilhão está no espinheiro
As virgens estão todas arrumando suas mechas
E o turbilhão está no espinheiro
É duro para ti recuar contra as picadas
Até o Armagedom sem shalam, sem shalom
Então o pai chamará suas galinhas para casa
O homem sábio irá se curvar perante o trono
E ao Seus pés jogarão suas coroas douradas
Quando o Homem voltar
Quem for injusto, continue sendo injusto
Quem for correto, continue sendo correto
Quem for imundo, continue sendo imundo
Escute as palavras escritas há muito tempo
Sim, nos parágrafos acima eu descrevi um homem que não era exatamente um exemplo de Cristianismo, muito pelo contrário e ai é que reside talvez o ponto fulcral de meu amor pelo Sr Cash: Mesmo sendo aparentemente todo errado, todo confuso, ainda sim existia algo tão bom e pode-se dizer até tão puro, que fazia com que um homem reconhecidamente exemplar tirasse um tempo para viajar em férias com ele para Jamaica onde o Sr Cash possuía uma casa.
Além disso o Sr Cash era um reconhecido filantropo, sempre apoiando causas ligadas  as mais nobres intenções tendo inclusive financiado de seu próprio bolso um filme de temática Cristã.  Suas músicas, fossem seus impecáveis álbuns de temática gospel, fossem os seculares  foi sempre pensada para trazer deleite a quem a ouvia, não há um único álbum do Sr Cash em que se possa apontar um exercício narcisista e de auto satisfação em detrimento ao seu público que no final das contas pagava para vê-lo cantar e sobretudo para leva-lo para casa em forma de discos.
Não há de minha parte condições de julgar o comportamento do Sr Cash de dizer que ele era um homem segundo o coração de Deus ou um homem com a certeza da danação infernal quando o momento chegar e nem me interessa saber o que acontecerá com ele. O que importa para mim é que o Sr Cash, um homem que nasceu décadas antes de mim em um lugar qualquer do Arkansas, mais ou menos o equivalente americano ao nosso  Piauí foi um homem a frente de seu tempo tanto musicalmente falando quanto de sua conduta como pessoa.
Me vejo em grande medida refletido no Sr Cash. Meu comportamento errático e auto destrutivo muitas vezes emula o dele. Meu amor pelo cristianismo ainda que de forma totalmente torta também. Só lamento não ter o talento que ele teve ou estaria eu agora fazendo o que ele sempre fez, dentro de um ônibus viajando seu país em turnê.
Sr Cash, a ti todo meu amor e admiração e fica a lembrança sempre vívida em meu coração "The Man Comes Around". Creia, nenhum pastor conseguiu planta-la de forma tão enraizada em meu coração como conseguiu a sua canção.
É isso.
Ouvindo: J. R. Cash

Nenhum comentário: