sexta-feira, 24 de julho de 2015

Sobre Donald Trump


Não, não sou norte americano sequer estive alguma vez em solo  norte americano, sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor. Mentira. Sou brasileiro porque nasci aqui, se tivesse nascido na Bélgica tava valendo também, não me sinto especial por ser brazuca. E ai, meus amigos, começa o post sobre Donald Trump. Ele sim, se sente diferenciado, especial, melhor do que o restante do planeta, por ser americano. Gente assim, é um perigo.

Como posso falar sobre Trump? Bom, sou uma pessoa informada, não razoavelmente informado, mas bem informado mesmo, acima da média eu diria, então posso falar sobre Trump o sem passar vergonha. E sinceramente, achar que se uma pessoa com o seu perfil assumisse a presidência dos Estados Unidos não vai afetar em nada o nosso Brasil varonil, é no mínimo passar recibo de alienado.

Trump odeia imigrantes ilegais, odeia o estado como regulador da vida das pessoas (o que eu concordo com ele), até porque se americano fosse eu seria um Republicano moderado, jamais um Democrata empedernido desses que querem estatizar até o pensamento humano. Mas Trump, é preciso dizer, nã oé um Republicano, é um empresário que visa lucro máximo, gastando o mínimo possível e fazendo com que as engrenagens do estado rodem livres de qualquer intervenção.

Ainda há que se lembrar que quem como eu gostava de assistir a versão maericana de "O Aprendiz" que ele protragonizava, sabe que Trump tem um espírito altamente beligerante, pronto para comprar uma boa briga e transforma-la em uma guerra. O mundo não precisa de um presidente que guarda a chave do silo militar que pode acabar com o planeta via bombas atômicas com este temperamento.

Trump, antes mesmo de ser confirmado como candidato Republicano já deu diversas declarações que vão desde a misoginia até a xenofobia mais rematada e as dá de forma firme, segura, sabendo bem do que fala e sem a menor intenção de se desculpar futuramente. Trump tem a bem da verdade um plano de ação definido, mas este plano de ação nada tem a ver com a melhoria de vida das camadas menos favorecidas (sim, existem pobres e também paupérrimos nos EUA) e sim com o avanço da prosperidade da classe média americana. Trump não aceita "coitadinhos" em seu país e de fato pensa que você é pobre, em algum momento você errou no planejamento de sua vida e deve pagar por este erro. Em sua visão um tanto quanto obtusa, para falar o mínimo, não existe o conceito de que o Estado deva prover qualquer alívio para os necessitados, apenas desregulamentar a economia até que ela atinja níveis quase zero de gerência deste mesmo Estado.

E o que isso tudo afeta o Brasil? Bom, penso que Trump não nos verá como parceiros e sim como adversários na luta pela venda de carnes, grãos, frutas, enfim, tudo o que tanto nós quanto eles produzimos. Trump não acredita em colaboração e sim em competição e na velha frase "que vença o melhor" e acreditem, ele fará de tudo para que o melhor seja ele.

Trump não deve conseguir a nomeação do partido Republicano para concorrer a presidência, mas o simples fato de ter destaque em sua tentativa  de emplacar um projeto megalomâniaco como o seu já deveria fazer corar e arrepiar as pessoas de bom senso. Não fez até agora. Triste mundo este que vivemos. Triste USA.

É isso.

Ouvindo: Eminem

Nenhum comentário: