quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Sobre porcos mortos


Me odeie por ter opinião, me odeie por ela não ir ao encontro do que as paixões de momento pedem, me odeie pelo que bem entender, mas não tente desqualificar meu texto antes de lê-lo até o fim e se esforçe para entende-lo sem paixões exarcebadas, mas com a frieza que o assunto pede.

Paul McCartney, que agora é "Sir" ou melhor, ja faz um tempo que o é, disse em certa feita: "Se os abatedouros tivessem paredes de vidro, as pessoas seriam vegetarianas". Bom, Sir Paul, se os estúdios onde bandas de Rock como as que o senhor pertenceu tivessem igualmente paredes de vidros e todos os excessos cometidos durante suas sessões de gravações fossem expostos ao escrutíneo público, muitos de seus fãs conheceriam a sensação de ter o estomago na boca tal seria o grau em que ele se reviraria.

Isto dito, e dito apenas para reforçar um  que diz que cada um fala o que quer e causa impacto apenas em quem quer se deixar impactar, vamos falar sobre porcos mortos, para ser claro os porcos que estavam em um caminhão que virou no Rodoanel esta semana.

Os porcos estavam segundo fiquei sabendo a caminho de um matadouro. Ok, não acho que as condições de transporte sejam as mais adequadas, mas também não acho que o motorista do caminhão levantou-se naquela manhã e pensou: Vou causar um acidente e exterminar esses porcos malditos!!! Acidentes acontecem e ai, vamos ser sinceros e objetivos. Vamos ter compaixão de porcos porque realmente temos compaixzão por eles ou como sempre pergunto, por que é bacana estar envolvido neste tipo de "causa"? Porque se for a causa, eu recomendo algumas ações que podem de verdade resolver o problema não só dos porcos, mas de todos os animais que são servem como alimentos para a população.

1. Vamos brigar por uma educação de qualidade? Não para nós, mas a começar de nossos filhos e netos, para criarmos uma geração realmente  educada, que possa pensar, e que sendo bem educada, possa tratar os animais da forma correta com a qual  eles devem ser tratados. Uma geração bem educada também pode pressionar os seus governantes para que regras claras sejam criadas no que diz respeito a manipulação de alimentos para garantir que eles cheguem a mesa do cidadão médio de forma menos contaminada e que ele saiba exatamente o que está comendo.

2. Antes de pensarmos em protestar contra o transporte de porcos e a forma que ele se dá, vamos pensar na forma como os seres humanos em nosso país especificamente os de baixa renda são eles proprios transportados todos os dias no caminho para o seu trabalho e na volta dele para sua casa? Vamos pressionar por transporte público com o minímo de qualidade, o que geraria um transito menos nas marginais e no prórpio Rodoanel reduzindo assim o risco de acidentes. Por que sobre isso esses grupos de pressão animal se calam? Talvez por serem compostos por poucos porém barulhentos ocupantes de uma suposta classe média brasileira que anda com seus carros poluentes e beberrões de combustíveis e nem se dão conta com o quanto contribuem eles mesmo para a poluição do meio ambiente e o caos no transito. Encostam seus Suvs ao lado da "causa" que escolheram defender  e depois de chorar para as cameras e fazerem discursos tão lindos quanto vazios em conteúdo vaão para casa as mulheres com suas bolsas de couro LV ou Prada de couro animal legitímo. Mas espere um pouco... Não se pode comer carne animal, mas pode-se usar seu couro para bolsas, botas e tudo o mais? Há, tá!!! Fiquei confuso agora.

3. Vamos gritar contra a falta de segurança em nossas estradas? Quem sabe com estradas mais seguras, a vida de porcos serão salvas até que eles cheguem ao matadouro e a de seres humanos  até que eles cheguem aos seus destinos. A desfaçatez com que grupos de pressão esquecem dos seres humanos em detrimento a defesa de animais que vivem a séculos sem precisarem de qualquer tipo de defesa chega a ser engraçada.

4. E falando no que para muitos é um absurdo, que é o destino dos tais porcos, o abatedouro, vamos virar todos vegetarianos?Mas digo todos mesmo, não alguns que querem fazer disso uma bandeira que serve só pra marcar o quanto a pessoa pode ser legal, eu digo TODOS MESMOS, a humanidade. Porque se ser vegetariano é algo tão positivo, devemos criar sei lá, uma lei que obrigue, ou no minímo de incentivos fiscais as pessoas para que elas sejam vegetarianas. Hã... Onde arrumaríamos alimentos em quantidade suficiente para suprir a todos? Sei lá, mas se isto é uma impossibilidade, que tal estes ativistas calarem a boca e deixarem cada um comer o que quiser como quiser? E mesmo que um dia houvesse a possibilidade de alimentar 6.000.000.000 de pessoas apenas com vegetais e de forma nutritiva,  ninguém é obrigado a fazer o que um grupo de pressão quer só porque ele quer.

5. Que tal se esses grupos usarem toda esta energia para tentar conter o ralo de corrupção que existe em todos os níveis em nosso país, não apenas no politico e drena de forma cruel recursos que poderiam minorar o sofrimento de tantas pessoas e até mesmo dos animais, eses injustiçados. O problema é que falar contra a corrupção é fácil, agir contra ela é que demanda tempo, dinheiro e boa vontade.

6. Uma coisa que para mim é mega hiper engraçada é a dicotomia entre discurso e realidade a qual  estes grupos são submetidos sem constrangimento algum. Se não, vejamos. Cachorros, gatos, porcos, macacos, enfim, bichos mil, existem  e convivem com os seres humanos a milhares de anos. Nunca precisaram de roupas, de shampoos, de cremes, tratamentos de beleza ou de pele. Sempre foram, o que são, animais. Pois bem, de uns tempos para cá a insdústria de beleza animal cresce no mundo inteniro inclusive no Brasil, como se não houvesse amanhã. Pergunta que não quer calar: Onde são feitos os testes para que estes produtos de beleza entrem  no mercado? Em laboratórios certo? E em quem são testados? Em outros animais!!!! Santa incoerência, Batman!!! Gritam por porcos que estão a caminho do abatedouro e calam por testes espúrios para deixar seus "pets" mais bonitos??? O nível de insanidade nesta discussão é alto demais e o topo ainda esta longe.

7. Seria interessante, para finalizar se as pessoas descobrissem que animais são seres, mas não seres "humanos". Merecem respeito, merecem cuidados, merecem carinho, mas não são nossos irmãos, filhos, primos amigos humanos. São animais e como tais devem ser inseridos nesta sociedade moderna em que vivemos. Qualquer idéia que vá contra esta obviedade tem que ser debatida sob pena de perdemos o senso, a razão. Que mundo é este que chora por porcos e ignora suas crianças e velhos nas ruas? Que pressiona por leis em defesa dos animais e se esquece de seu semelhante que não tem o abrigo da Lei quando precisa? Que produz cenas lamentáveis de pessoas defendendo porcos e esquecendo seus pares que vivem em lugares muito mais imundos do que a pior possilga que abrigue um cavalo?

Estamos, todos nós, loucos.

A verdade é essa.

É isso

Ouvindo: Jota Quest (que logo terá um post dedicado a banda)

Nenhum comentário: