domingo, 27 de setembro de 2015

Verdades Secretas. Brasil, um pais de Banzés!


Uma novela tosca como Verdades Secretas conseguiu mesmerizar a audiência. Se era necessário uma prova do pais de Banzés que somos, ela foi dada com os indices de audiência aviltantes que esta novela obteve.

Interessa mais ao povo pensar se existe o tal "book rosa" o que nada mais é do que a prostituição de modelos, ou de pessoas que se dizem modelos do que entender o momento delicado de nossa realidade.  Não existe mais a menor chance de nossa nação ter qualquer tipo de salvação. Somos irremediavelmente patetas que nos deixamos seduzir por tamanha bobagem deixando de lado o que realmente importa.

Na cabeça torpe e inútil de Walcyr Carrasco, uma mulher pega sua filha na cama com seu próprio marido e se mata!!! Antes, ensaia matar o marido, mas a filha se joga na frente dele para evitar a tragédia. De forma absolutamente inexplicavel, esta mesma filha mata o marido da mãe, ou seja, o homem que ela havia salvo da morte. Ou seja, ela perde a mãe e o amante por conta de um comportamento absolutamente inexplicável para qualquer pessoa com o minímo de raciocínio. Foi por assim dizer, um momento Zorra Total, dentro da novela bem no último capítulo.

Grazi Massafera, a "nova Fernanda Montenegro", com uma atuação nada além de ok, se tornou a nova queridinha do pedaço e se estabeleceu como estrela de primeira grandeza, com se fosse uma dessas atrizes Britanicas classudas interpretando Lady Machbeth, embora eu desconfie seriamente que ela não faça nem ideia de quem seja a referida.

Agora, o que me deixa realmente intrigado é este título: "Verdades Secretas". Desde quando uma verdade é secreta? Verdade é algo transparente, cristalino, algo que não se esconde, exatamente por ser verdade, algo que se  bate o olho e se sabe que é verdade. Se eu escondo uma verdade ao ponto de torna-la secreta, algo esta errado, irremediavelmente errado.

Somos um pouco tolos no que diz respeito a teledramaturgia. Enquanto tvs pelo mundo produzem séries e mesmo novelas com cada vez mais qualidade, aqui o s Banzés tapuias aceitam textos que beiram o rídiculo e risível por pura falta dse senso crítico. Laméntável. Ainda bem que como diria Galvão Bueno ao fim da Copa do Mundo de 1994 "Acabouuuuuuuuuu, Acabouuuuuuuu"

É isso.

Ouvindo: Pedro Mariano

Nenhum comentário: