sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Andre Marques e as bobagens que falamos



Andre Marques já foi o Mocotó. Um personagem imbecil em um programa idem chamado Malhação. Malhação deve estar impregnado no DNA "artístico" de Andre. Eu disse "artístico"? Bom, que seja, mas certamente é algo que ele carrega. Se não, vejamos: Malhação sempre foi uma droga de programa, alienante como quase todo programa de TV para o público jovem feito no Brasil. André Marques mesmo depois der sair de malhação continuou a fazer programas de merda e a gir como um bosta.

Malhação ao longo dos anos foi se reinventando, não faz nem sentido mais ter o nome que tem. André também foi tentando se reinventar. Dietas, cortes de cabelos, óculos diferentes, pulando na grade da programação da emissora para o qual trabalha, enfim, caminhando em paralelo com o programa que o revelou Andre foi seguindo sua vida. Malhação deu a um tempo atrás uma guinada mais radical em seu formato e Andre indo atrás também deu. Fez uma cirurgia bariátrica. Beleza. Perdeu 71kg. Nossa!!! Que moço esforçado!!!! 71kg??? Bom com cirurgia né??? É meio que obrigação mesmo.

Mas se por um lado perdeu 71kg de seu peso total, a imbecilidade e as chances desperdiçadas de ficar de boca calada jamais o abandonaram. André continua aparecendo na TV hora para dizer platitudes, hora para falar bobagem mesmo. Com o mesmo sorriso atarraxado na cara, com a mesma cara de bobo. A vida continua, e embora a embalagem possa ser diferente, o conteúdo é muito mais complicado de mudar.

A última de Andre foi falar que "ser gordo é o fundo do poço". Obviamente uma figura de linguagem, mas antes disso, uma grosseria inexplicável e desnecessária com quem é gordo. Nem todos, Andre, podem fazer a cirurgia ao qual você se submeteu. E quem conhece alguém que já fez esta cirurgia sabe que ela é só o começo. A dieta para perder peso após a o procedimento é severa e cara, pois é restritiva ao extremo e exige a compra de líquidos específicos, muita comida pastosa, e outros mimos que não estão ao alcance de quem vive na fila do SUS  e não é "global" como você, Andre.

Fato é que todos falamos bobagens em alguns momentos. Meu blog mesmo é recheado de várias delas. Diferença  crucial é que tenho uma audiência limitada e muito pequena e quando outras pessoas "comuns" por assim dizer falam suas bobagens o alcance é igualmente limitado e até desprezível. Quando Andre Marques, amparado por toda mídia que o circunda, contratado da mais poderosa empresa de comunicação do Brasil e uma das maiores do mundo fala algo ofensivo desta forma,o alcance é gigantesco.

Infelizmente tudo ou quase tudo que se associa a pessoas gordas é negativo. Gordo é preguiçoso, comilão, beberrão, conformado com sua condição e não merece as mesmas oportunidades que os magros pelos motivos acima citados entre outros. Andre precisa entender que prestou um desserviço a estas pessoas que por associação lógica de raciocínio só poderiam estar mesmo no fundo do poço por serem quem e como são. Engraçado que ser magro não ocasionou uma mudança positiva as habilidades profissionais de Andre. Continua sendo o mesmo apresentador sem graça e em certa medida limitado e cansativo de se ver. Parece que alguns poços realmente não tem fundo e nem saída visível e possível.

Andre, você poderia ter mantido um silêncio se não obsequioso no minimo respeitoso com quem tem as mesmos problemas e dilemas que você tinha até pouco tempo atrás. Sim, como eu disse no título do post, todos falamos e fazemos bobagens. Mas algumas são decididamente mais bobagens que outras e algumas outras podemos evitar se simplesmente não abrirmos a boca. Continue a joga na mega sena, a participar de todo tipo de concurso  e promoções aos quais você está acostumado e deixe as pessoas gordas, condição que obviamente você abominava quando tinha, em paz!

É  isso.

Ouvindo: Bill Gaither Trio


Nenhum comentário: