quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Colored People, ou um grito contra o preconceito

Sou branco, filho de mãe de cabelo ruim, mas branca também alias muito branca que tem uma familia absolutamente misturada e me orgulho tremendamente disso.

Temos negros na minha familia, temos brancos temos pessoas lindas pela mistura de cor em sua pele temos todos os tipos brasileiros ppra dar e vender.

Me espanta muito quando vejo situações racistas acontecerem (ainda) em nosso País. Onde está escrito que um branco é melghor que um negro? Onde está escrito que alguém com paralisia cerebral não pode ser um economista por exemplo? Quem falou que um gay é um médico menos competente por ser gay? Até quando esteriotipos vão guiar a nossa vida?

Ser rico, ser pobre, morar em Alphaville ou morar no Morro do Macaco em Cotia, não definem quem somos. Define o que temos de material. E o que temos de material, não fla absolutamente do que temos espiritualmente, o que temos de mais precioso que fica nos reconditos mais escondidos de nossa alma.

Se você é negro e eu branco o que isso nos impede de sermos amigos? De darmos as mãos, de jogarmos bola juntos de sentarmos a mesa e comermos nossa refeição lado a lado? Se você é gay porque deveria me despertar medo e raiva? A opção sexual é sua como a minha é ser hetero e talvez você não entenda como eu posso gostar tanto de mulher. Mas e dai? porque eu tenho que entender a sua predileção sexual e você a minha? Não podemos viver acima dessas questões? Sçao elas que nos tornam irmãos? Ou é a capacidade de amar sem medida, de doar nosso tempo, nossos melhores esforçoes por uma causa comeum que mostra quem somos?

Se eu sou forte o suficiente ou covarde o suficiente para me reunir em grupo e espancar homossexuais eu sou por acaso o faxineiro etnico do planeta? Ou sou apenas um frustrado que nao consegue entender que cada um é e pensa de um jeito? Só consigo amar quem é igual a mim? Isso é o ideal de amor? Amar quem faz o que quero e pensa como eu? Ou tem a pele da mesma cor que a minha? Onde isso vai nos levar? Que sociedade vamos contruir eque valores passaremos aos nossos filhos se realmente crermos que é assim que a vida tem que ser vivida, segregando quem é "diferente".

E as pessoas que invocam o santo nome de DEUS então para justificar sua própria barbarie? Como podem fazer isso? Onde, em que texo da Biblia ou em que moemtno de sua passagem pela Terra Jesus mandou que oprimissemos minorias? Fazemos isso por causa de nossa própria incapacidade de lidarmos com nossa maldade intrinseca, com o nosso egoismo, nossa vaidade, um calderão enfim de sentimentos ruins que n~çao controlamos e nos leva a sermos maus com nosso próximo.

O racismo, a intolerância, a maldade, tudo isso deve sr cmobatido sem tréguas para que um mundo mais justo e menos esquemático possa ser criado. Eu desde já me engajo na luta por um mundo livre de preconeitos, qualquer que sejam eles.

E você?



É isso

Ouvindo; DC TALK

Nenhum comentário: