Fazendo uma conta boba, mas muito boba mesmo, ja devo ter tomado mais de 1.000lts de Coca Cola ao longo da vida. Não me orgulho, mas tão pouco me envergonho disso, apenas gosto e muito, do referido liquido preto. Direito meu certo? Tão obvio é este direito que nem deveria ter mencionado.
Obvio também é o direito de não gostar de Coca Cola. De ser militante, xiita se for o caso na raiva que se sente pela empresa, pelo que ela vende, por tudo enfim que se refira a ela. Vamos lembrar que além do rato, a Coca Cola já foi acusada de Satanista, de degradar o meio ambiente, de causar cancêr ( e como geralmente as pesquisas sobre o cancêr usam ratos brancos de laboratório, desconfio que essa história do rato seja uma vingança desses roedores inescrupulosos), já foi acusada de utilizar trabalho infantil em alguns elos da cadeia de produção de seus produtos (sim, produtos, ou alguém é idiota o suficiente pra achar que a The Coca Cola Company se sustenta vendendo apenas Coca Cola?), enfim, são multiplas e estarrecedoras as acusações que este empresa sofre e deverá sofrer ao longo de sua história.
Algumas acusações de fato devem ser verdadeiras, como a do rato mas e dai? Empresas de suco natural nunca fizeram uma caixa sequer de suco estragado? Empresas de roupas como a Zara usaram no Brasil de forma provada e documentada trabalho escravo para confeccionar suas roupas e os exemplos são muitos de empresas que em algum momento tiveram seus processos contestados.
Não se contesta no entanto empresas pequenas. é fácil e da aludiência contestar a Nike e suas bolas e tenis produzidas por Chineses e Paquistaneses famélicos, mas quem quer saber quem produz as bolas da empresa "Bolas do Edgard" por exemplo? Se uma fralda Pampers provoca brotuejas em uma criança um pai protetor e cínico processará a P&G sem pensar duas vezes. Se forem as fraldas "Diguinho" ele apenas deixará de compra-las.
Por outro lado a mídia irresponsável muiutas vezes é ávida por histórias tristes. Mas histórias que deem retorno, jamais histórias de empresas de fundo de quintal. é um ônus que marcas vencedoras e campeãs de audiência tem que pagar. Veja, não sou idiota, ingênuo nem bobinho. Sei muito bem que empresas "Top Brands" tem sim práticas no minimo questionáveis e na maioria das vezes escusas mesmo para manter-se no topo. Espionagem industrial, compra de marcas pequenas para depois sufoca-las, (a própria The Coca Cola Company comprou o simpático porém horrível e intragável guaraná Jesus, do Maranhão, apenas para mante-lo lá, longe da curiosidade e fome de exotismo dos sulistas brasileiros, numa clara atitude de sufocamento de marca que poderia incomodar), ou seja empresas grandes NÃO SÃO SANTAS, se fossem, não seriam empresas grandes.
Então, ou você mora em Netuno, ou tem retardamento mental em algum grau para achar que grandes empresas são entidades bacanas, ou você assim como eu compreende que o que aconteceu com a Coca Cola foi um acidente que qualquer empresa está sujeita a sofrer, não uma ação proposital de uma empresa endemoniada querendo matar lentamente seus consumidores por envenenamento.
Se você também é minimamente inteligente, ( se não fosse, não teria chegado a este ponto deste tortuoso texto) compare a verba de mídia destinada pela Coca Cola a TV Globo (rede esgoto de tv) com a verba que recebe a TV Universal, digo Record, da mesma empresa. Nçao estamos falando de verbas tímidas, mas de milões de dinheiros brasileiros que fazem a diferença no orçamento das redes. Se a TV do Bispo, recebesse uma verba generosa da Coca Cola, teria feito tanto estardalhaço? Dinheiro, ou a falta dele, é disso que se trata e sempre vai se tratar quando este tipo de denúncia vier a tona. Não se trata de um acidente, de como uma parte do corpo de um rato caiu em uma garrafa de Coca Cola, mas de como a Coca Cola se tornou uma empresa que vende seu produto com partes de ratos sempre, para azucrinar e eventualmente ferrar com seus consumidores.
Eu gosto, eu continuarei tomando. Se você não gostava, continue não tomando. Se por este episódio, lamentável a bem da verdade, mas fortuito, resolver não tomar mais, muito bem, seja manipulado pela empresa do Bispo, de todo seu dinheiro para ele e seja feliz, mas não azucrine quem toma Coca Cola ou quaklquer outra coisa com um militantismo rasteiro e cretino, embasado em nada que seja lógico ok?
É isso.
Ouvindo: Point Of Grace
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário