sábado, 21 de setembro de 2013

Eu devo desculpas a Vanusa, então Vanusa, me desculpe!



Viu o vídeo acima? Se não o viu, veja, ou não adianta ler o post. Mas veja até o fim. Perceba as entonações vocais, o gestual do corpo, os sorrisos irônicos, a reverência malandra quando menciona Pelé, enfim, veja o vídeo como ele deve ser visto, nos seus detalhes.

Vanusa, que para está geração é apenas a "Louca do Hino" por conta deste vídeo aqui que se tornou viral:




Vanusa que deu a volta por cima rindo de si mesmo e aqui, neste vídeo já tinha ganho meu respeito!!!



Vamos ao post.

Vanusa foi uma das melhores cantoras de seu tempo. Foi corajosa. Chamou o povo  brasileiro de retardado ao defender a música "Comunicação" chamou porque o povo brasileiro é e já era em 1969, mas em plenos "Anos de Chumbo", essa conduta podia dar cadeia, ou melhor, podia dar em morte.

A música em sí é atual até hoje. Uma cronica perfeita de como o povo cretino compra tudo o que lhe empurram, acredita em tudo o que lhe dizem e faz do futebol um lenitivo para sua própria estupidez. Vanusa não se limitou a "cantar" a canção. Ela a interpretou. Com seus sorrisos irônicos, seu gestual impecável, quase que afrontando os tontos que embasbacados assistiam sua interpretação seja ao vivo, seja pela TV, ela foi desde a primeira palavra agressiva como a música pedia, ela chamou a audiência de estupida repetidas vezes e ainda foi aplaudida.

Vanusa mostrou quem era naquele dia. Merecia uma estátua, e a música merecia a vitória (acabou em terceiro lugar). Vanusa depois disso ainda fez sucesso, mas a interpretação de sua vida é essa. Ela levou consigo neste dia a voz de milhões de brasileiros não alienados que queriam gritar contra a Ditadura e contra o dominio que a TV começava a impor na sociedade brazuca.

Ela se impos. Não pediu desculpa para cantar uma música que necessitava daquela postura firme, altiva, corajosa. Foi uma mulher gritando contra um sistema machista e assassino, teve a garra que esta geração de acomodados que o Facebook e outras redes sociais estão criando jamais terá. Não, não eram os ,20 cents, só que sim, eram apenas os ,20cents.

Vanusa gritou, berrou, ironizou o próprio Pelé com sua forma malandra de revenciar seus "gols" que ela bem sabia ser um instrumento de dominação de Médici ( o milico da época) e seus asseclas, se dessem a causa dos ,20cents para ela e para outros tantos de sua geração os protestos seriam muito mais criativos e principalmente efetivos.

Por tudo isso eu humildemente peço desculpas pelas risadas, pelas chacotas, pelas paloavras demolidoras e ironicas que desferi contra Vanusa quando da época do "incidente" com o hino nacional. Ela não merece, merece minha total reverência, minha gratidão por tão linda interpretação e por sua coragem. Viral, deveria ser o primeiro vídeo, jamais o segundo. Vanusa é patromônio nacional e como todo real patrimônio nacional é esnobado e esquecido. Vanusa era, e com certeza não deixou de ser, cabeça pensante, uma das poucas que tinham coragem de contestar.

Me desculpe, vanusa, por idiota que fui! Você merece todas as palavras de carinho que eu possa proferir a sua pessoa. Todas.

É isso.

Ouvindo: Vanusa, é claro.

Nenhum comentário: